Paróquia Cristo Bom Pastor completa 75 anos de fé e trabalho social em Joinville

Comemorações ocorrerão no decorrer do ano, com cultos, almoços e apresentações culturais

No dia 2 de fevereiro, a Paróquia Cristo Bom Pastor, localizada no bairro Anita Garibaldi, em Joinville, completa 75 anos. Composta por aproximadamente 800 famílias, a comunidade dá inicio às comemorações da sua inauguração, ocorrida em 1941, na rua Eugênio Moreira.

O lema das comemorações, que iniciaram na noite desta terça (26) com um concerto da Orquestra Cidade de Joinville e serão executadas durante o ano, é “Paróquia Cristo Bom Pastor, há 75 anos caminhando com o Bom Pastor Jesus Cristo”. De acordo com o pastor Jerry Fischer, a paróquia nasceu da necessidade de atender aos luteranos que residiam na zona Sul da cidade, e assim continua sua missão.

Fabrício Porto/ND

Pastor Jerry se orgulha de conduzir o segundo templo luterano de Joinvile

Na época, a paróquia era chamada de “igreja da rua Anita Garibaldi” ou “igreja da zona Sul”, mas em 1967 ganhou o nome de Paróquia Cristo Bom Pastor, como é chamada até hoje. “Nós somos o segundo templo luterano em Joinville. A primeira foi a Igreja da Paz. Então, merece que tenhamos um ano inteiro de comemorações”, afirma.

A paróquia, construída por meio de doações, teve o pastor Hans Müller como seu primeiro pastor. Atualmente, às vésperas de mais uma comemoração, ainda anuncia os cultos e datas importantes pelos sinos e marca a passagem do tempo através do relógio na torre.

O primeiro passo para as comemorações, que foi dado ontem, segue com algumas atrações já confirmadas para o decorrer do ano, como o tradicional almoço paroquial no dia 17 de abril, o culto de Ação de Graças em setembro e muitas palestras e seminários teológicos. “Desde o ano passado, nós estamos nos mobilizando para estas comemorações. O nosso objetivo é sempre integrar a comunidade religiosa com a comunidade civil”, explica.

Além da apresentação de ontem a Orquestra Cidade de Joinville ainda fará quatro concertos – cordas, madeiras, metais e formação de câmara. Outras apresentações culturais também passarão pela paróquia, como uma orquestra de viola caipira, um quinteto masculino e o Coro da Paróquia Cristo Redentor, que também irá receber outros coros da cidade.

Preocupação social

De acordo com o pastor Jerry, o que há para celebrar, principalmente nestes 75 anos de fundação, é o trabalho social que a paróquia desenvolve. A diaconia e assistência social é um dos 22 setores desenvolvidos na Cristo Bom Pastor.

Todas as quintas-feiras à tarde o grupo se reúne para preparar cestas básicas e também roupas, que são entregues nos dias de cultos. Depois desta triagem, os donativos são entregues às famílias cadastradas.

Além desse grupo, existem outros voltados aos idosos, como o grupo Reviver, dança sênior e para os pequenos como culto infantil e muitos outros grupos. “Nós trabalhamos muito na área de assistência social e a gente sempre acaba levantando estas questões teológicas. A nossa ideia não é atender aos desejos individuais, e sim ao coletivo, para que tudo esteja em comunhão”, conclui.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...