Parques de Florianópolis promovem lazer, cultura e educação ambiental

Atualizado

Os amplos espaços verdes que tomam os parques de Florianópolis promovem muito mais que a socialização dos moradores de seus bairros. Com entrada gratuita, os parques da Capital também são espaço de cultura e educação ambiental. Neles, além de aproveitar o ar livre e o contato com a natureza é possível fazer atividades como yoga, trilhas e piqueniques. Confira quais são e onde ficam os principais parques da cidade.

Parque da Luz, na cabeceira insular de Florianópolis – Foto: Anderson Coelho, ND

Parque da Luz

Quem chega à Ilha de Santa Catarina através da recém-inaugurada Ponte Hercílio Luz encontra o Parque da Luz. O espaço, criado em 1998, possui mais de 37 mil metros quadrados e atrai moradores e turistas em eventos e encontros, nos quais se aproveita a vista verde do local.

O espaço conta com uma forte atmosfera histórica, uma vez que seu terreno foi escolhido para abrigar o primeiro cemitério público da antiga Desterro. Estima-se que 30 mil sepultamentos tenham sido feitos ali, e boatos apontam ainda que o local já foi um antigo cemitério indígena.

“Com a reabertura da Ponte, o Parque da Luz voltou a ganhar mais vida e ser movimentado”, conta o superintendente de turismo de Florianópolis, Vinicius de Lucca Filho. Volta e meia o local é palco de shows de jazz, entre outros eventos artísticos.

Parque da Luz
Onde: rua Felipe Schmidt, Centro
Funcionamento: aberto o dia inteiro

Leia também:

Jardim Botânico

Já próximo ao CCA (Centro de Ciências Agrárias) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), no bairro Itacorubi, está localizado o Jardim Botânico de Florianópolis. No centro de seus 190 mil metros quadrados se estende um longo lago. É ali que moradores organizam piqueniques e usufruem da tranquilidade advinda da natureza.

Vista do Parque Jardim Botânico – Foto: Adriana Baldissarelli

O local costuma ser ponto de encontro de grupos de yoga. Envolvendo os moradores da comunidade, a Prefeitura de Florianópolis também promove mutirões para o cuidado das hortas. Escolas de teatro também utilizam as dependências para promover suas peças.

Jardim Botânico do Itacorubi
Onde: rodovia Admar Gonzaga, Itacorubi
Funcionamento: de quarta-feira a domingo, das 7h30 às 18h.

Parque do Morro da Cruz

Para quem prefere as caminhadas natureza a dentro, o Parque Natural Municipal do Morro da Cruz, no Centro, conta com uma série de trilhas em meio ao verde. A região fica em meio a uma APP (Área de Preservação Permanente), e está aberta das 8h às 19h.

Devido à altura do parque, no topo do Morro da Cruz, os visitantes têm como paisagem toda a extensão da Ilha. Lagos, bancos e placas informativas orientam os moradores sobre os detalhes da vegetação de mata atlântica.

Parque do Morro da Cruz
Onde:
avenida do Antão, Centro
Funcionamento: das 08h às 19h

Parque Natural Municipal do Morro da Cruz conta com trilhas em meio ao verde – Foto: Marco Santiago

Parque de Coqueiros

Na porção continental de Florianópolis está localizado o Parque de Coqueiros, criado em 1997. Próximo às pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, o espaço conta com intensa reunião social, longas pistas de ciclismo e caminhadas, além de quadras para a prática de vôlei e futebol.

Quem chega ao local se depara com uma pista de caminhada de 850 metros, um parque infantil, duas quadras de futebol de areia, campo de futebol suíço, quadras de vôlei de areia e de basquete. Uma feira de alimentos e artesanatos funciona no local aos sábados, das 16h às 20h, e nos domingos, das 9h às 20h.

Parque de Coqueiros
Onde: avenida Eng. Max de Souza, Coqueiros
Funcionamento: 24h

Parque de Coqueiros possui pistas para caminhadas e ciclismo – Foto: Arquivo/Daniel Queiroz/ND

Parque do Córrego Grande

Uma das atividades mais bacanas de se fazer no Parque do Córrego Grande, também conhecido como Horto Florestal, é observar os jacarés que vivem em meio ao lago do parque. O Horto Florestal conta com mesas e cadeiras, além de pistas de caminhada em meio a natureza.

Parque do Córrego Grande
Onde: rua João Pio Duarte Silva, 535
Funcionamento: das 7h às 18h

Lago do Parque do Córrego Grande – Foto: Prefeitura de Florianóplis/Divulgação/ND

Parque Estadual do Rio Vermelho

Entre outros parques que fazem parte de Florianópolis está o Parque Estadual do Rio Vermelho, no bairro Rio Vermelho, entre a praia de Moçambique e a Lagoa da Conceição. Aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 16h, o local conta com caminhadas em meio à natureza e um camping.

Parque Estadual do Rio Vermelho
Onde: rodovia João Gualberto Soares, Rio Vermelho
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 16h

Trilha Ecológica do Parque do Rio Vermelho, em Florianópolis – Foto: Fatma/Divulgação

Parque Linear do Córrego Grande

Já o Parque Linear do Córrego Grande é o irmão caçula entre os parques florianopolitanos. Inaugurado em 2017, o parque conta com um grande projeto arquitetônico, criando um corredor de área verde horizontal que se estende por 5 quilômetros.

Parque Linear do Córrego Grande
Onde:
rua 24h

Mais conteúdo sobre

Floripa Mais