Passagem de ônibus poderá ser paga com cartões de crédito e débito em SP

Atualizado

A Prefeitura de São Paulo deve divulgar, nesta quinta-reira (12), a implementação de um projeto que possibilitará ao usuário da frota de ônibus da cidade pagar as passagens com cartões de crédito e débito.

Máquina já está em teste – Thaisa Barcellos/R7

O sistema deverá permitir também a utilização de telefones celulares e dispositivos vestíveis, como pulseiras e relógios, que tenham a tecnologia de aproximação (Near Field Communication, na sigla em inglês).

A adoção do modelo deverá requerer uma parceria entre a administração municipal e bandeiras de cartões de crédito. O método já está em funcionamento em Jundiaí, no interior paulista, primeira cidade da América Latina a utilizá-lo em sua frota.

Tecnologia semelhante de pagamento da tarifa do transporte público também já foi implementada no Metrô do Rio de Janeiro e está em vigor desde abril deste ano na capital fluminense.

Anúncio oficial

A implementação da tecnologia que irá oferecer opções aos passageiros na hora de pagar a passagem será divulgada em uma entrevista coletiva com a participação do prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), do secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, e do presidente da SPTrans, Paulo Cézar Shingai.

Geral