Passeio ciclístico comemora feriado do Dia do Trabalho em Florianópolis, São José e Palhoça

Dia do Pedal acontece pelo terceiro ano consecutivo e promete conscientizar população para o uso da bicicleta como meio de transporte

Divulgação

Em 2011, os ciclistas passaram pela Beira-mar Norte

Incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte na cidade é o objetivo do Dia do Pedal, promovido hoje pelo Sesc (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina) pelo terceiro ano consecutivo. A instituição escolheu o Dia do Trabalho para propor um passeio de bicicleta com a família, acompanhado por guia turístico, para conhecer melhor os pontos históricos de 20 cidades catarinenses.

Na Capital, o evento inicia às 15h, na praça Tancredo Neves, com diversas atividades recreativas. A saída do passeio ciclístico acontece às 16h. O Sesc espera que mais de 500 pessoas pedalem pelo centro histórico de Florianópolis. Na região, também haverá passeio ciclístico em São José e Palhoça (veja no serviço)

O passeio tem duração de cerca de uma hora. Será percorrido um trajeto de 4,5 quilômetros, com passagem pela avenida Hercílio Luz, praça 15 de Novembro, Parque da Luz, Mercado Público, Largo da Alfândega, entre outros. “Queremos que as pessoas vejam que é um meio de transporte seguro e saudável, além de, por meio do passeio, exigirmos do governo mais investimentos para a segurança dos ciclistas”, explicou Rodrigo José Ramos, técnico de recreação do Sesc Prainha. O Corpo de Bombeiros e um carro de apoio vão acompanhar os ciclistas. De acordo com Ramos, é recomendável que as pessoas levem suas bicicletas, mas haverá locação de 20 unidades no local.

Durante toda a tarde, o Sesc promove atividades para quem não quer participar da pedalada. Haverá medição da pressão arterial e massa corpórea. Além disso, acontecerá uma roda de discussão sobre histórias da cultura local e troca de livro. “Quem tiver um livro em casa, que já leu, pode trocar por um do acervo da biblioteca do Sesc” disse Ramos. O Dia do Pedal contará ainda com brincadeiras para as crianças e apresentações culturais. “Vamos sortear cinco bicicletas depois do passei ciclístico”, afirmou.

Sesc Florianópolis

Onde: praça Tancredo Neves – centro
Horário: 15h às 18h – ações de lazer, cultura, educação, saúde e sorteio de brindes
Passeio ciclístico: 16h
Trajeto: praça Tancredo Neves, rua José da Costa Moellman, rua Hercílio Luz, rua Tiradentes, praça 15, rua Felipe Schmidt, Parque da Luz (contorno), alameda Adholfo Konder, rua Conselheiro Mafra, rua Francisco Tolentino, Mercado Público, Largo da Alfândega, Monumento ao Miramar, av. Paulo Fontes, rua Dr. Álvaro Millen da Silveira, rua Silva Jardim (contorno do Sesc), rua José da Costa Moellman, praça Tancredo Neves.

Sesc Estreito

Onde: Beira-mar de São José (estacionamento da Escola de Oleiros)
Horário: 8h às 12h – ações de lazer, cultura, educação, saúde e sorteio de brindes
Passeio ciclístico: 8h30
Trajeto: Beira-mar de São José (estacionamento da Escola de Oleiros), Presidente Kenedy, centro histórico de São José, Beira-mar de São José (estacionamento da Escola de Oleiros).

Sesc Ler Tijucas

Onde: Sesc
Horário: 9h às 12 – ações de lazer, cultura, educação, saúde e sorteio de brindes
Passeio ciclístico: 9h
Trajeto: rua João Policarpo Pacheco, rua Petronilho Ávila, rua 13 de Junho, praça Professor Manoel Dos Anjos, rua da Paciência, avenida Coleira, avenida José Manoel Reis, avenida Jacarandá,avenida Palmeiras, avenida Hercílio Luz, igreja Santa Terezinha, Concha Acústica (local de parada), rua Coronel Buchelle, Igreja Matriz, CIT – Centro de Informações Turísticas, Instituto Mathilde Bayer, Casarão Gallotti, rua Coronel Gallotti, rua São Sebastião, praça – Marco de São Sebastião, Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, rua 13 de Junho, rua Petronilho Ávila, rua João Policarpo Pachecom, Sesc

Sesc Comunidade Palhoça

Onde: praça 7 de setembro
Horário: 8h as 13h – ações de lazer, cultura, educação, saúde e sorteio de brindes
Passeio ciclístico: 10h30
Trajeto: praça 7 de Setembro, Barão do Rio Branco, avenida Prefeito Nelson Martins, rua Vereador Osvaldo de Oliveira, rua Capitão Augusto Vidal, José Maria da Luz, praça 7 de Setembro.

Acesse e receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Notícias