Pela primeira vez um grande partido escolhe Joinville para sua convenção estadual

O senador Paulo Bauer (PSDB) vai ser homologado candidato a governador na cidade onde tem raízes

Pela primeira vez na história política de Santa Catarina, um de seus principais partidos vai realizar sua convenção estadual em Joinville. Nem Pedro Ivo e Luiz Henrique tiveram esta iniciativa, já que foram homologados em convenções realizadas em Florianópolis, mesmo tendo Joinville como base eleitoral. O PSDB escolheu a Expoville para homologar a candidatura do senador Paulo Bauer a governador nesta manhã de domingo e, provavelmente, da deputada Federal Geovania de Sá (PSDB) como vice.  

A idéia foi do pré-candidato a senador Napoleão Bernardes. Ele será o único candidato do partido, como justifica Paulo Bauer: “nosso segundo voto será para quem der reciprocidade no segundo turno”. Com apenas um candidato ao Senado, Napoleão vai agregar os dois tempos no programa eleitoral do partido.

A única dúvida que ainda permanece é sobre a vaga de vice-governador. “Nós convidados o deputado federal João Paulo Kleinubing (DEM), que ainda não respondeu. Por respeito a ele estamos esperando. Se ele não aceitar até a convenção, a deputada Geovânia de Sá será indicada”, esclareceu Bauer, garantindo que a ata da convenção será “fechada” no domingo, oficializando a “chapa pura” e sepultando qualquer possibilidade de coligação.

Como o projeto de João Paulo Kleinubing está vinculado ao de Esperidião Amin (PP), o PSDB está escalado para disputar a eleição majoritária em outubro com Paulo Bauer, Geonania de Sá e Napoleão Bernardes.

Previsão

Paulo Bauer acredita que Esperidião Amin vai disputar a eleição para uma das cadeiras no Senado pela coligação que terá Gelson Merísio (PSD) como candidato ao governo. Outra previsão do pré-candidato a governador pelo PSDB: Mauro Mariani pode ter também uma mulher como vice, a deputada federal Carmen Zanotto (PPS).

Mulheres

A tendência é que pelo menos duas mulheres estejam na eleição majoritária em outubro em dois dos maiores partidos de Santa Catarina. Geovania de Sá foi eleita com a menor votação (52.753). Com base eleitoral em Criciúma, ela conseguiu 2.35 votos em Joinville graças a sua ligação com a Igreja Assembléia de Deus. Já a lageana Carmen Zanotto (PPS) foi eleita com 78.607 votos, sendo 510 deles em Joinville.

Loading...