Pequena e charmosa miss

Beleza joinvilense. Com apenas 6 anos, Duda Lamin traz título em nível nacional para a cidade

Rogério Souza Jr/ND

Título. Em março deste ano, Duda foi eleita miss Beauty World Mirim, o equivalente a um miss Brasil para pequerruchas

Ela tem cabelos castanhos claros, quase loiros, brilhantes olhos azuis e uma espontaneidade incomum. É inteligente, perspicaz e dona de um magnetismo nato. E já ostenta alguns títulos em concursos de beleza, comprovando uma vocação para a passarela. Mas os gaviões de plantão podem recolher as asinhas: este perfil pertence a uma gatinha de 5 anos de idade. Ela é Maria Eduarda Lamin, a Duda, recentemente eleita miss Beauty World Mirim, o equivalente a um miss Brasil para pequerruchas. O título foi ganho em março, na cidade paranaense de Foz do Iguaçu, contra representantes de outros Estados. “A meta agora – antecipa a mãe de Duda, Ivone – é disputar a etapa mundial, no Peru, em junho. Mas ainda estamos correndo atrás de patrocínio, pois tudo corre por conta dos participantes.”

Duda nasceu no dia 18 de maio de 2006, no Hospital e Maternidade Dona Helena. A família reside atualmente no Boehmerwald, onde Ivone lamenta apenas não ter conseguido vaga para a filha em algum Centro de Educação Infantil. Se bem que a sempre atenta Duda já queimou etapas e, mesmo sem ter frequentado aulas, já sabe ler e até pronuncia corretamente algumas frases em inglês. “Aprendi assistindo aos programas da TV Bem Simples e do Discovery Kids”, explica a minimiss, trazendo um exemplar do livro “O Menino Maluquinho”, de Ziraldo, seu preferido. Ela lê sem dificuldade até mesmo o complicado sobrenome polonês do repórter, num cartão de visita.
Antes de conquistar a coroa de miss Beauty World Mirim – com pronúncia impecável das palavras inglesas –, Duda já colecionava conquistas: Miss Mirim Santa Catarina 2010, Miss Beleza SC 2011 e segunda princesa do Brasil no mesmo Miss Beleza, no ano passado. “Meu primeiro título foi um concurso de beleza da Óticas Diniz, quando eu tinha 2 anos.”

“Meu primeiro título foi um concurso de beleza da Óticas Diniz, quando eu tinha 2 anos.”

De carro até Foz
A participação de Duda Lamin no Beauty World Mirim foi possível graças ao patrocínio da loja Zelinha Baby. Mas o trajeto foi feito de carro, com papai e mamãe. Nesta semana, Duda gravou um comercial na loja, que pode ser visto nos intervalos do programa Ver Mais, de Evelise Laís, de segunda a sexta às 13h30, na RIC Record.
Além de ler o que lhe aparece nas mãos, Duda gosta de preencher passatempos tipo caça-palavras. Também é tecnologicamente antenada, como garante a mãe: “Ela é que resolve quando eu me bato com o celular ou o computador”.
Durante o dia, sempre sobra um tempo para dedicar aos dois ex-moradores de rua abrigados pela família: a cadela Medonha e o gato Buiú. “Esse gato acha que é um cachorro. Ele busca e traz de volta qualquer coisa que a gente jogue, e ainda dá uns safanões na Medonha”, conta Duda, enquanto o gato preto se aninha no sofá, entre ela e a mãe. Quando o repórter sugere que ela escreva uma história sobre “o gato que pensa ser cachorro”, os expressivos olhos azuis brilham ainda mais, já antevendo uma futura meta.
No momento, porém, o principal objetivo é vestir novamente o traje típico alemão que usou em Foz, mas agora em Lima, no Peru. “Já conversamos com a Prefeitura, mas precisamos de mais apoio, pois é uma viagem custosa”, antecipa Ivone. O tempo corre, pois resta pouco mais de um mês para confirmar participação. Possíveis patrocinadores podem entrar em contato com a Ivone no telefone 9218-1630. “Vamos levar a beleza de Joinville para o mundo”, anima-se a mãe-coruja.

Acesse e receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Notícias