VÍDEO. Pescadores da Barra da Lagoa, em Florianópolis, capturam 7.000 tainhas nesta segunda-feira

Quem ajudou a puxar a rede levou peixe para casa, garantindo o almoço da família

Mais de 7.000 tainhas foram capturadas na Barra da Lagoa, Leste da Ilha nesta segunda-feira (22). Por volta da meia-noite pescadores capturaram o primeiro lanço, de 3.000 peixes, pela manhã, às 9h, foram mais 4.000.  “O peixe estava encostado no morro da Praia do Moçambique.  O vento nordeste e as correntes marítimas trouxeram o cardume para a Praia da Barra da Lagoa”, explicou Laurentino Benedito Neves, 52, que coordena os remadores da canoa feita com um pau só, esculpida da árvore nativa garapuvu, batizada de “Saragaço”.

Nessa modalidade de pesca, os homens usam a canoa a remo e fazem o cerco do peixe com redes anilhadas, medindo 450 braças (cerca de 700 metros). Quem ajuda a puxar a rede garante o almoço da família. Fernando José Vieira, 37, levou para casa oito tainhas. Ele contou que vai dividir o peixe com parentes.

Segundo Neves, a metade do peixe capturado nessa segunda-feira foi dividido com quem ajudou a puxar a rede a outra parte para os pescadores. Desde o começo da temporada ele disse que já matou mais de 10 mil tainhas. A média de peso, por peixe, é de 2,5k a 3 kg. Na beira da praia, a unidade sem ova do pescado é vendia a R$ 10 e o peixe com ova sai R$ 20. 

Total de peixe capturado

De acordo com o presidente da Federação dos Pescadores de Santa Catarina, Ivo Silva, 62, a temporada da pesca artesanal da tainha, com cerco de praia e canoa a remo, foi aberta no dia 1º de maio. E para embarcação a motor, com redes anilhada, que também é considerado artesanal, iniciou no dia 15 de maio.

Já  para a  pesca industrial, realizada com barcos pesqueiros, a partir de 20 toneladas, foi aberta dia 1º de Junho. Desde o início da temporada, segundo Ivo, os pescadores artesanais já capturaram mais de 180 toneladas do peixe. Ele não tem o controle da pesca industrial. 

Rosane Lima/ND

Laurentino Neves coordenou os pescadores para a retirada dos peixes

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Notícias

Loading...