Pesquisa exclusiva avalia primeiro ano de mandato de Carlos Moisés

Atualizado

O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) completa o seu primeiro ano de mandato no comando da gestão do Estado. Quais foram os acertos de seu governo? Como os catarinenses estão avaliando a sua administração? Essas e outras questões fazem parte da pesquisa de opinião pública encomendada pelo Grupo ND à empresa Síntese, um dos mais conceituados institutos de pesquisa de Santa Catarina.

Foram realizadas 1.100 entrevistas em todas as regiões do Estado, num total de 20 cidades. O índice de confiança da pesquisa ficou em 95%. Além disso, a margem de erro é de 2,95%, tanto para mais quanto para menos.

Mais de 62% sabem o nome do governador na Grande Florianópolis. No entanto, no Oeste, quase 70% o desconhecem. Foto: Julio Cavalheiro/Secom/ND

Quando perguntados se sabiam o nome do atual governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, 46% dos entrevistados afirmaram saber. Os maiores índices de conhecimento foram nas regiões da Grande Florianópolis (62,38%) e Planalto Serrano (67,86%). Entretanto, 54% dos entrevistados não souberam informar o nome do governador.

Leia também:

Desconhecido no Oeste

Na região Oeste o índice de desconhecimento ainda é maior (69,88%). A maioria dos catarinenses não associou o nome do governador com o seu partido, o PSL. Além disso, 62,64 dos entrevistados não souberam informar o nome da agremiação de Carlos Moisés da Silva, enquanto apenas 37,36% identificaram a sigla partidária.

A pesquisa perguntou que nota, de zero a 10, os catarinenses dariam para o desempenho do governador Carlos Moisés até o momento. Por região, as notas médias ficaram assim distribuídas: Grande Florianópolis (6,04), Sul (6,19), Vale do Itajaí (5,66), Serrana(6,07), Norte (5,64) e Oeste (6,18). Na região Sul, o governador obteve a nota mais alta: 28,19% dos entrevistados deram nota 7. Também 24,7% dos ouvidos na Grande Florianópolis concederam nota 7 ao desempenho do governador. A nota média geral de Carlos Moisés ficou em 5,88. No entanto, o desempenho da equipe de secretários foi avaliado com média 5.

METODOLOGIA DA PESQUISA

A pesquisa foi realizada de 6 a 14 de dezembro de 2019, entrevistando 1.100 pessoas, acima de 16 anos de idade, distribuídas proporcionalmente à população residente nas cidades de Santa Catarina. Foram pesquisados residentes na Grande Florianópolis, Sul, Vale do Itajaí, região Serrana, Norte e Oeste catarinense, totalizando 20 cidades. O índice de confiança ficou e 95% e margem de erro foi de 2,95% pontos percentuais, para mais ou para menos.

Política