Até R$ 998: veja se você pode receber o abono do PIS-Pasep nesta quinta-feira

Atualizado

O abono salarial PIS do calendário 2019-2020, com ano-base de 2018, começa a ser pago nesta quinta-feira (25). No caso do Pasep, o pagamento começa a ser feito para aqueles que têm final de inscrição 1. O PIS pode ser retirado na Caixa Econômica Federal, no caso dos trabalhadores da iniciativa privada nascidos em agosto. Já o Pasep é pago aos servidores públicos pelo Banco do Brasil.

PIS/PASEP começa a ser pago – Marcello Casal/Agência Brasil

Os pagamentos são feitos com base no mês de nascimento dos trabalhadores, considerando a iniciativa privada. Para os servidores públicos, vale o número final da inscrição. Vale lembrar que desde a última terça-feira (13) a Caixa começou a pagar o abono do PIS para quem tem conta no banco.

Aqueles nascidos entre julho e dezembro receberão os valores ainda em 2019 e, quem nasceu entre janeiro e junho, em 2020. Situação semelhante para aqueles com final de inscrição entre 0 e 4, que receberão o benefício ainda neste ano. Os demais, entre 5 e 9, no primeiro trimestre do ano que vem.

Leia também:

Tanto o PIS quanto o Pasep são abonos salariais. Podem chegar a R$ 998, ou seja, um salário mínimo. Depende sempre do número de meses que o trabalhador atuou no ano anterior. Aos abonos, só tem direito aquele que recebeu até dois salários mínimos mensais, em média, com carteira assinada durante, pelo menos, 30 dias no ano passado.

Outro ponto é que o trabalhador é obrigado a estar inscrito no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos. O cadastro também precisa estar atualizado pelo empregador.

Economia