Planejar é preciso: como está o preparativo para a viagem da vida?

Com a vida equilibrada, é hora de partir em busca dos sonhos. E o primeiro passo é planejar. Como isso pode ser feito? Algumas dicas na mensagem deste dia 03 de janeiro.

Dia 3 de janeiro!!! O ano começou bem pra você? Lá no dia primeiro, falei pra você sobre o poder das palavras. Ontem, a mensagem foi sobre a importância de manter o equilíbrio.


Todos os dias, uma palavra… que vai render uma mensagem. 
A palavra de hoje é PLANEJAMENTO. Você tem um objetivo, um sonho? PLANEJAR é preciso.

Mas antes quero te contar uma história. É famosa! Mas vale a pena ser relembrada.

Você deve ter lido o livro ou assistido ao filme Alice no País das Maravilhas. Uma parte muito legal do livro é uma conversa de Alice com o Gato de Cheshire.

Alice: – Gato, qual o caminho correto?

Gato: – Depende Alice, para onde você quer ir?

Alice: – Não sei, estou perdida.

Gato: – Para quem não sabe onde quer ir, então qualquer caminho serve!

E aí? Você se sente como a Alice? Está perdido? Não sabe para onde ir? Qualquer caminho serve? Mas e se esse caminho te levar para algo ainda pior?

O primeiro passo para fazermos um bom planejamento é saber onde quer chegar. A partir daí, fica mais fácil traçar o caminho a seguir, as etapas dessa viagem, as paradas para reabastecimento, onde vai dormir e por aí vai.

Traçou os seus objetivos? Definiu onde quer chegar? Então é hora de organizar a viagem.

Como? O seu jeito é o jeito certo. Tem quem goste de planilhas e há muitas ferramentas muito legais que podem lhe ajudar. Outros, preferem as simples anotações. Há aqueles que usam post its ou montam arquivos no computador. A forma de fazer é o seu jeito. O que importa é saber exatamente quais os passos a serem dados nessa caminhada. O que vai fazer diariamente.

Também é fundamental saber seus limites e suas potencialidades. O que você tem de bom que pode ser explorado? O que tem de pontos de melhoria a serem trabalhados? Sua meta está dentro de suas características? Em outras palavras: o autoconhecimento é muito importante para você fazer seu planejamento.

Use seus dons a seu favor! Também veja as oportunidades e ameaças que estão ao seu redor. Sempre analise os prós e os contras. E vá montando o quebra-cabeças que o levará ao sucesso.

E, muito importante, mantenha o entusiasmo nessa jornada. Palavras positivas. Atitude Mental Positiva, que é nada mais nada menos que tirar proveito de tudo, até daquilo que aparentemente é ruim! Tenha bons aliados ao seu redor…

Resumindo: o planejamento passa por saber onde chegar, quais os passos a serem dados, se conhecer profundamente para ter ciência de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, busque aliados e mantenha o entusiasmo.

Ah!! Um último conselho: dê prioridade para o que deve ser priorizado.

Sobre isso quero te contar a história de um jovem aprendiz que perguntou ao mestre a real importância das coisas. O mestre o mandou pegar um vaso com boca larga e colocar dentro dele pedras. Assim fez o jovem. Quando ele achou que o vaso estava cheio, o mestre mandou colocar pedrinhas pequenas. Assim foi feito. Quando o rapaz achou que o vaso estava cheio, o mestre o mandou colocar areia fina. A areia encheu os espaços vagos entre as pedras, até que o jovem aprendiz acreditou que o vaso estava realmente cheio. Mas o mestre não estava satisfeito, e mandou colocar água… E concluiu: o vaso é nossa vida. Para que possamos enchê-lo, devemos primeiro colocar o que é mais importante. Só depois coloquemos o que é menos importante. Vai caber tudo. O segredo está em priorizar o que nos levará ao sucesso!

A palavra de amanhã é MISSÃO!!!! Te espero!

Marcos Giraldi, Coach