Ponte Hercílio Luz abrirá para veículos oficiais e transporte coletivo municipal

Atualizado

Na próxima segunda-feira (27), o Governo do Estado vai liberar a Ponte Hercílio Luz para o tráfego de veículos oficiais e do transporte coletivo municipal. O acesso às passarelas de pedestres e ciclistas para travessia completa da ponte também será permitido, a partir das 8 h.

Será permitida a passagem de linhas de ônibus do transporte municipal, veículos oficiais e de transporte escolar – Foto: Foto Flavio Tin/ND

Leia mais:

Os veículos que poderão trafegar pela estrutura foram definidos pela Prefeitura de Florianópolis. Nesse momento, será permitida a passagem de linhas de ônibus do transporte municipal, veículos oficiais e de transporte escolar.

As linhas de ônibus serão implementadas gradativamente conforme cronograma da administração municipal.

“Antes da reabertura para o tráfego de veículos foi necessário interromper a visitação no vão central e em parte das passarelas para concluir alguns serviços, como o abaixamento da treliça inferior, retoques de pintura na parte inferior do piso da pista, complementação de sinalização e colocação da tela de proteção”, explica o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler.

De acordo com o secretário, todos os trabalhos previstos para serem feitos nesse período foram concluídos.

Rota do circular

A linha circular 1119 Ponte Viva continua gratuita e contará com dois veículos novos a partir da segunda-feira (27). O ônibus terá ar condicionado, wireless e USB. Também terá piso baixo, característica que facilitará o acesso de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, sem a necessidade do tradicional elevador.

De acordo com a prefeitura, a saída do circular será de meia em meia hora a partir das 10 h até às 20h10, de segunda a sexta. A partida é da plataforma 5 do Terminal Urbano Cidade Florianópolis.

No entanto, a partir de sábado (1º), o tráfego na Ponte Hercílio Luz (passarelas e pistas de rolamento) serão exclusivas para pedestres e ciclistas nos finais de semana e feriados. Nesses dias, a linha 1119 – Ponte Viva não passará pela ponte.

A nova rota ficou definida da seguinte forma:

  • IDA: Terminal Urbano Cidade Florianópolis, Praça XV de Novembro, Rua dos Ilhéus, Rua Visconde de Ouro Preto, Praça Getúlio Vargas, Avenida Rio Branco, Rua Felipe Schmidt, Ponte Hercílio Luz, Avenida Governador Ivo Silveira, Rua General Eurico Gaspar Dutra, Rua Quatorze de Julho;
  • VOLTA: retorna pela Ponte Hercílio Luz, Rua Felipe Schmidt, Avenida Beira-Mar Norte, Avenida Gama D’Eça, Avenida Osmar Cunha, Rua Jerônimo Coelho, Rua Tenente Silveira, Rua Pedro Ivo, Avenida Paulo Fontes e retorno ao Terminal Urbano Cidade Florianópolis.

“O trajeto da linha Ponte Viva pela Ponte Hercílio Luz representa outro momento importante em relação à mobilidade urbana, em que estamos comprovando que é possível sim, a convivência harmoniosa entre os diversos tipos de modais de transporte”, afirma o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

Para acessar os horários e informações sobre o trajeto em tempo real, os usuários podem acessar o site e aplicativo floripanoponto.

Obras em andamento

A obra de recuperação da Ponte Hercílio Luz segue em andamento até março de 2020. Conforme o cronograma da empresa responsável pela obra, não haverá necessidade de nova interdição total da pista e passarelas. “O que
pode ocorrer é uma interdição parcial na pista ou alternadamente nas passarelas para execução de alguns serviços”, complementa Hassler.

Já no caso de eventos e atividades com fins comerciais na ponte, é preciso autorização prévia da SIE (Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade), da FCC (Fundação Catarinense de Cultura), do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e do Sephan (Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural de Florianópolis).

Infraestrutura