Prefeito anuncia edital de manutenção e sistema de controle de semáforos em Florianópolis

Durante a inauguração do CCO (Centro de Controle Operacional) do Consórcio Fênix, o prefeito Gean Loureiro (PMDB) também anunciou a assinatura de um termo de referência para a licitação de um sistema de controle e manutenção dos semáforos de Florianópolis. Desde junho de 2017, não há uma empresa para fazer a manutenção dos 840 semáforos. O serviço está sendo feito por servidores da prefeitura.

De acordo com Gean, além da manutenção dos equipamentos, o contrato prevê a implantação de um sistema tecnológico que organize toda a estrutura semafórica da cidade. “Isso permitirá tempo maior aos semáforos com mais fluxo de veículos e menor para aqueles que não têm tanta necessidade”, disse.

Semáforos - Bruno Ropelato/Arquivo/ND
A manutenção dos 840 semáforos da cidade está sendo feita atualmente pela prefeitura – Bruno Ropelato/Arquivo/ND

Em uma segunda etapa, o edital vai prever também a utilização desse sistema para os ônibus, que terão sensores para quando passarem no asfalto, o sistema dar maior preferência ao transporte coletivo. “São ações em conjunto que permitem que o usuário do transporte individual possa migrar para o coletivo”, afirmou.

Com o termo de referência do edital assinado, o documento será encaminhado ao Ministério Público de Santa Catarina, Tribunal de Contas do Estado e Observatório Social. A medida é para evitar contestações e alongar o processo.

Desde a gestão passada, os semáforos estão envoltos em polêmicas. Em dezembro de 2014, a prefeitura decidiu romper com a Focalle Engenharia Viária, que fazia a manutenção, e foi uma das investigadas da Operação Ave de Rapina, deflagrada pela Polícia Federal.

Neste período, contratos emergenciais estavam sendo feitos e a prefeitura chegou a anunciar que abriria licitação para criar um sistema inteligente com sensores espalhados no asfalto e semáforos equipados com câmeras que, em sincronia, fariam a contagem automática do fluxo de veículos para determinar o funcionamento do semáforo. Mas o projeto nunca saiu do papel.

Cidade