Prefeito de Lauro Müller é afastado do cargo em operação por fraude em licitação

Atualizado

Nesta segunda (2), a Justiça determinou o afastamento do prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella (PP), por 180 dias ou até terminar as investigações. Além disso, expediu nove mandados de busca e apreensão. As ordens foram cumpridas em mais três cidades: Orleans, Criciúma e São José.

Prefeito de Lauro Muller, Valdir Fontanella (PP), foi afastado por 180 dias – Foto: Facebook/Divulgação

As ações fazem parte da Operação “Seguindo Rastro”, deflagrada nesta manhã pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos.

A investigação apura crimes de fraude a licitações, peculato, corrupção ativa e passiva por agentes públicos e empresários no município de Lauro Müller.

O esquema investigado está relacionado à contratação de empresas para fornecimento de serviços de horas-máquinas e execução de obras de engenharia. Todas licitadas pelo município de Lauro Müller nos últimos três anos.

Junto à Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, estão atuando o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina.

A Operação foi chamada de “Seguindo Rastro” em razão dos vestígios deixados pela trama ilícita e pela proximidade de Lauro Müller com a Serra do Rio do Rastro. Tendo em vista que a investigação tramita sob sigilo, informações mais detalhadas não podem ser repassadas neste momento.

Técnicos do IGP realizam cópias de dados para envio ao MP – Foto: IGP/Divulgação

Com foco em documentos, planilhas e contratos armazenados digitalmente, equipes do IGP (Insituto Geral de Perícias) estão realizando cópias de dados armazenados em computadores, servidores de rede e dados de celulares em locais onde os mandados foram cumpridos. Após processamento dos materiais e confecção dos laudos, o conteúdo será enviado para análise do Ministério Público.

A assessoria de imprensa da prefeitura disse que aguarda um parecer jurídico para emitir nota oficial sobre o caso.

Justiça