Prefeitura aplicou mais de 14 mil doses de vacina contra gripe em dois dias de campanha

Atualizado

Nos postos de drive-thru, idosos nã precisaram sair dos seus veículos para receber a imunização – Cristiano Andujar/PMF/Divulgação/ND

A Prefeitura de Florianópolis aplicou 14.340 doses de vacina contra a gripe em idosos de 70 a 80 anos nos últimos dois dias, datas reservadas à imunização desta parcela população na cidade. A ação foi realizada em pontos selecionados que funcionaram por meio do sistema de drive-thru, para quem compareceu a estes locais em veículos, e escolas da Capital, para quem foi a pé. A Prefeitura de Florianópolis adotou estas estratégias para evitar aglomerações, recomendadas para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Idosos acima de 80 anos continuam sendo vacinados em casa e a equipe de saúde entra em contato para verificar o melhor horário. Na segunda-feira (30), foram administradas 7.514 doses e, nesta terça-feira (31). 6.826 doses no município. Nesta quarta (1/4) será o último dia para as pessoas nesta faixa etária receberem a imunização nestes locais, das 9h às 16h. As vacinas já vinham sendo aplicadas pelas equipes de saúde da prefeitura em casa para idosos com mais de 80 anos, idosos em Instituições de Longa Permanência e os com dificuldades de locomoção. Esta vacinação ainda seguirá durante a semana.

“Foram dois dias intensos de trabalho de todos para garantir que essas pessoas recebem a imunização. É importante a gente lembrar que todos serão vacinados, gradativamente. Quem ainda não recebeu a sua dose pode ficar tranquilo, que vai ser atendido. A campanha continua até o mês de maio e vamos divulgar novas estratégias para vacinação deste público, caso seja necessário”, explica o prefeito de Florianópolis.

As etapas foram divididas por faixas etárias para evitar aglomerações. O município destaca ainda que é fundamental que a população compareça apenas nos dias determinados para a sua idade, com documento de identidade e CPF.

Para quem foi a pé receber as doses, foram montados posts de vacinação em escolas da Capital – Cristiano Andujar/PMF/Divulgação/ND

Estratégias bem sucedidas

Mafalda Giardelli dos Santos, 75, foi uma das pessoas que se vacinou na segunda-feira (30). “Fui de carro com o meu filho Gabriel. Quis ir logo no primeiro dia e fiquei muito feliz, pois não precisei sair do carro e agora posso ficar sossegada em casa. Já garanti a minha proteção contra a gripe, agora é continuar no isolamento para ficar longe também do coronavírus. Sinto muita falta dos meus passeios matinais nessa nossa cidade tão linda, mas por enquanto precisamos nos manter seguros”, conta.

O secretário de Saúde da Capital diz que o movimento já era esperado. “Foi muito importante termos definido estas estratégias. Nos pontos de drive-thru, por exemplo, tivemos essa segurança de que o idoso não saiu do veículo e a garantia de que não houve contato com outras pessoas. Nas escolas também, evitamos que todas essas pessoas fossem até um centro de saúde. Essa demanda reafirmou as nossas expectativas”, esclarece.

Atendimento nos condomínios

Outra forma de agendar as vacinações com as equipes da saúde da prefeitura, ao solicitar que as doses sejam aplicadas nos condomínios, também superou as expectativas da administração municipal. Devido à alta demanda por esse serviço, a prefeitura diz que que os e-mails serão respondidos gradativamente e os atendimentos devem começar a partir da próxima semana.
Neste momento os profissionais estão fazendo agendamentos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não é preciso que a população fique ansiosa pela vacinação, pois haverá doses suficientes e todos serão atendidos.

Maria Rosa dos Passos, de 80 anos, foi uma das pessoas vacinadas em casa pela equipe do Centro de Saúde do Pantanal. A vacinação ainda será realizada nas próximas semanas e as equipes continuam marcando os horários. Dúvidas sobre a vacinação com maiores de 80 anos podem ser tiradas diretamente com as equipes dos Centros de Saúde. Neste link tem todos os contatos: https://bit.ly/whatsappcentrodesaude.

Maria Rosa dos Passos, de 80 anos, foi uma das pessoas vacinadas em casa pela equipe do Centro de Saúde do Pantanal. Paula Andreia Echer Dorosz/CS Pantanal/PMF/Divulgação/ND

Confira as próximas etapas da vacinação em Florianópolis

70 a 80 anos – 1 de abril

65 a 70 anos – Dias 2, 3 e 6 de abril.

60 a 65 anos – Dias, 7, 8 e 9 de abril.

Locais

Esses pontos atenderão pessoas de outros bairros também. Os pontos vão funcionar das 09h às 16 h.

– Escola Básica Municipal da Tapera – Escola do Futuro – Rodovia Açoriana, sem n° – Tapera;

– Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro – End: Rua Silvio Lopes Araújo, 347 – Rio Tavares;

– Escola Básica Municipal Profa. Herondina Medeiros Zeferino – End: Servidão Três Marias, 1072 – Ingleses;

– Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes – End: Rua Luiz Duarte Soares, 437 – Rio Vermelho;

– Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal – End: Rua Bento Góia, 113 – Coqueiros.

– Escola de Educação Básica Estadual América Dutra Machado – End: Rua Joaquim Nabuco, 2875 – Monte Cristo;

– Núcleo de Educação Infantil Almirante Lucas – End: Avenida Mauro Ramos, 658 – Centro.

– UFSC na Sede da Secretaria de Educação à Distância – End: Rua Dom Joaquim, 757 – Centro. Próximo ao Supermercado HIPPO
Drive-thru

– Via Expressa – antes da chegada do elevado

– Pedágio – SC 401 Norte

– Beira Mar Continental (Perto das quadras de vôlei)

– Beira Mar, em frente ao Koxixus

* As vacinas de gripe não previnem contra o coronavírus, apenas imunizam contra os vírus da família influenza. Pessoas com febres ou sintomas respiratórios não serão vacinadas. Neste caso, se você tiver estes sintomas, entre em contato com o Alô Saúde Floripa pelo número 0800-333-3233.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

Prefeitura de Florianópolis