Prefeitura de Florianópolis apresenta edital da Marina da Beira-Mar Norte nesta terça

Atualizado

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (sem partido), vai apresentar os principais pontos do edital do projeto do Parque Urbano e Marina Beira-Mar Norte, para entidades do setor náutico, nesta terça-feira (2).

Projeto prevê parque urbano de 123 mil metros quadrados e marina privada para 624 embarcações – Divulgação/ND

A apresentação acontece às 15 h, na Associação Catarinense de Imprensa, no bairro Agronômica. Segundo a assessoria da prefeitura, a licitação só deverá ser lançada no mês de agosto, após parecer do TCE (Tribunal de Contas do Estado).

No mês passado, o prefeito entregou a minuta do projeto aos conselheiros e técnicos do Tribunal, que dispõem de 60 dias para análise.

O documento contém 160 páginas, incluindo o termo de referência e as propostas de edital e de contrato para o empreendimento, com alguns ajustes em relação à proposta inicial. A principal alteração é a que define o prazo de 30 anos de concessão, com outorga onerosa mínima de R$ 2 milhões, vencendo a empresa que oferecer o maior valor.

Ícone turístico

O projeto prevê um parque urbano de 123 mil metros quadrados e uma marina privada com espaço para 624 embarcações e 60 vagas públicas.

Considerado estratégico para a qualificação do turismo e geração de emprego e renda na Capital, o empreendimento partiu de iniciativas privadas. Além de ampliar o espaço de lazer e esportes, será possível explorar o potencial do turismo náutico mundial, inserindo Florianópolis nesse segmento.

Essa iniciativa também deve permitir melhoria na mobilidade urbana, fazendo integração com uma possível quarta ponte e um trem de superfície. Por fim, ainda pode se refletir na construção de outras marinas na Ilha de Santa Catarina.

Infraestrutura