Prefeitura de Florianópolis lança novo edital para estacionamento rotativo

Atualizado

O edital referente à gestão do estacionamento rotativo de Florianópolis, publicado na noite desta segunda-feira (21) pela prefeitura da Capital, prevê um sistema mais moderno e tecnológico e aproximadamente 5 mil vagas para a população.

Com a informatização, a prefeitura espera obter controle efetivo da arrecadação e da utilização do estacionamento público rotativo, a chamada Zona Azul. O novo sistema também permitirá a aquisição de dados para elaboração de planejamento, a longo prazo, da solução de mobilidade e planejamento urbano.

Novo edital vai escolher empresa para gerir sistema rotativo na Capital – Foto: Flavio Tin/ND

A operação do sistema vai contar com software de gestão e integração, mão de obra para manutenção dos serviços e orientação ao usuário final, implementação e manutenção das vagas, assim como software e talões eletrônicos para emissão de autos de infração pelos agentes de trânsito.

Leia mais

O usuário poderá adquirir créditos por meio de diversas plataformas de pagamento — parquímetros, pontos de vendas fixos, aplicativo para celular, website, smartcards e, de maneira secundária, por meio de orientadores. Todas as plataformas, além de receber pagamentos, serão meios integrados de aquisição, transferência e recepção de dados.

Os sensores de presença veicular, que já são realidade em outras cidades do Brasil, também serão implantados na Capital e irão auxiliar no processo de fiscalização e de identificação em tempo real do estacionamento dos veículos. O registro exato do horário de estacionamento vai proporcionar ao usuário e à fiscalização, o efetivo controle do ato de estacionar.

Procura de vagas mais ágil pelo motorista

Ao facilitar a verificação em tempo real de áreas disponíveis para estacionamento, o sistema será um aliado das operações de trânsito e fonte de informação ao usuário. Ou seja, vai facilitar e otimizar o tempo de procura da vaga, já que dará suporte na busca de acordo com a probabilidade de lotação baseada em cada quarteirão.

Com o sistema mais moderno, a administração pública municipal espera obter um controle mais rigoroso da arrecadação e gerar dados de forma ágil e confiável, possibilitando a publicidade das informações do sistema. De acordo com a prefeitura, o novo sistema irá “beneficiar o usuário do estacionamento rotativo com comodidade e conveniência no que tange à aquisição, forma de pagamento e gestão de créditos e de tempo de estacionamento”.

A abertura dos envelopes será realizada dia 22 de novembro, na Diretoria do Sistema de Licitações e Contratos da Secretaria Municipal de Administração. Após publicado, o edital poderá ser acessado no site da prefeitura.

Geral