Prefeitura de Florianópolis oferece atendimento odontológico domiciliar

O CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) da Secretaria de Saúde de Florianópolis, por meio da especialidade Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, passa a oferecer atendimento odontológico domiciliar.

Atendimento especial para pessoas com dificuldades de locomoção é oferecido pela Prefeitura de Florianópolis – Divulgação PMF/ND

O serviço é destinado a pacientes especiais, que por dificuldades de locomoção, permanentes ou temporárias, estejam impossibilitados de se dirigirem aos Centros de Saúde da capital.

Leia também:

A iniciativa se tornou possível por meio da integração da Gerência de Atenção Especializada (GAE) com a Atenção Primária à Saúde, onde o cirurgião dentista do Centro de Saúde se comunica com o especialista para discussão de casos, dúvidas clínicas e cirúrgicas, questionamentos referentes à especialidade, entre outras questões (conduta denominada matriciamento). Neste processo de construção compartilhada, o caso é avaliado e, a partir da necessidade, determina-se a visita domiciliar.

Para o cirurgião dentista especialista, Augusto Aita, é vital que se mantenha um acompanhamento rigoroso da saúde bucal destes pacientes, tanto para a manutenção da saúde geral, quanto para a qualidade de vida deles. “Através deste acompanhamento é possível evitar o desencadeamento de novas patologias, como por exemplo: doenças do coração, do pulmão, do aparelho digestivo, do sistema nervoso, aspectos relacionados à saúde psicológica e mental, dentre outros”, reforça.

O atendimento domiciliar tem como foco principal a atenção preventiva e curativa de pacientes com problemas de caráter sistêmico e crônico, associados aos agravos fisiológicos, físicos ou psicológicos.

Saúde