PMF reforça ações para garantir infraestrutura nesta temporada

Atualizado

Praias do Sul da Ilha ganham atenção neste temporada, que é a primeira com o novo aeroporto de Florianópolis – Marco Santiago/Arquivo/ND

A temporada 2019/2020, que começa no dia 15 de dezembro, se aproxima com muitas novidades e potencial para se tornar única na memória de turistas e moradores da capital catarinense. Esse será o primeiro verão, em 28 anos, com a ponte Hercílio Luz revitalizada e aberta ao público, a praia de Canasvieiras terá faixa de areia maior viabilizada pelas obras de engordamento, a Beira-Mar Norte ganhou obras de despoluição e a cidade tem um novo terminal aéreo, com padrão de primeiro mundo, para receber os turistas.

As reservas em hostels, pousadas, hotéis e em hospedagens por aplicativos aumentam a cada dia e, em alguns locais, as vagas já se esgotaram para o período, principalmente no Réveillon. Para atender essa demanda e garantir  serviços e infraestrutura adequados, a Prefeitura de Florianópolis reforça as ações previstas para o verão em diferentes áreas: infraestrutura, segurança pública, fiscalização, educação, saúde, cultura, e englobam a temporada de verão, Natal, Réveillon, Ano Novo e Carnaval.

“Florianópolis é um destino cada vez mais procurado e precisamos garantir que os visitantes e os moradores da Capital e região tenham a infraestrutura correta e necessária para usufruir de tudo o que a cidade oferece. Neste ano, queremos não apenas atrair os turistas para cá, mas também que eles permaneçam por mais tempo, por isso estendemos a Operação Verão até o Carnaval”, explica o prefeito Gean Loureiro.

Em vez de quiosques, contêineres serão instalados em 25 praias da capital catarinense -PMF/Divulgação/ND

Contêineres no lugar de quiosques

De acordo com o município, os banhistas que frequentarem os balneários e os vendedores ambulantes terão uma estrutura ainda mais adequada neste verão. Os tradicionais quiosques em tendas não serão mais utilizados, mas sim, contêineres de 4 x 2,5 metros e meio, que totalizam uma área de 10 metros. Serão instaladas 140 unidades, 80 a mais em relação à última temporada. Os ambulantes também receberão uma base, um tipo de deck de madeira, para sustentação do contêiner.

Ao todo, 25 praias receberão essas estruturas: Jurerê Internacional, Canasvieiras, Ingleses, Jurerê Tradicional, Brava, Lagoinha, Joaquina, Barra da Lagoa, Mole, Campeche, Forte, Ponta das Canas, Cachoeira do Bom Jesus, Santinho, Açores, Daniela, Matadeiro, Armação, Morro das Pedras, Novo Campeche, Pântano do Sul, Prainha da Barra, Solidão, Canasjurê, Campeche/Morro das Pedras.

“Diversas ações foram planejadas e estão sendo executadas para melhorar a infraestrutura do município. Além dos grandes investimentos em vias, aumentamos o número de banheiros e chuveiros e aperfeiçoamos o programa das um banho, de acessibilidade. A Comcap (Autarquia Melhoramentos da Capital) terá mais pessoal e equipamentos e mais 21 praias ganharão iluminação. Para esse momento de novo aeroporto, novo acesso ao Sul, reabertura da ponte Hercílio Luz, a despoluição da beira mar norte, engordamento da praia de Canasvieiras e diversas outras coisas positivas, seguimos melhorando a estrutura de toda cidade”, afirma o superintendente de Turismo de Florianópolis, Vinicius de Lucca.

Comcap terá reforço de mais de 150 colaboradores temporários neste verão e fará a limpexa e coleta diária nos principais balneários – PMF/Divulgação/ND

A Comcap terá o reforço de mais 150 colaboradores temporários neste verão e fará a limpeza e coleta diária nos principais balneários. Além disso, também vai orientar ambulantes sobre a forma correta de separar resíduos e fornecer sacos de lixo para melhorar o manejo dos resíduos na faixa de areia. A Companhia vai contar com novos equipamentos: quatro quadriciclos, seis reboques, cinco roçadeiras giro zero, 50 roçadeiras manuais, 20 caixas estacionárias grandes e três caminhonetes para fiscalização.

De acordo com o município, mais de 200 banheiros serão colocados nas regiões Norte, Sul e Leste em diferentes formatos. Os chuveiros serão gratuitos e serão ampliados de 26 pontos para 40, com o projeto Dáx um banho.

Para melhorar a acessibilidade, foram ampliadas de cinco para nove as praias selecionadas para implantação serviço de esteiras com cadeiras anfíbias, que levam o cadeirante até o mar. Nestes pontos, também serão instaladas duchas e guarda-vidas ficarão a postos para ajudar as pessoas portadoras de deficiência.

Terceira faixa da SC-404 deve melhorar a mobilidade para quem se desloca para as praias do Leste da Ilha – PMF/Divulgação/ND

Melhorias na mobilidade

Outra obra já finalizada que deve melhorar a mobilidade nesta temporada é a terceira pista da SC-404, Rodovia Admar Gonzaga, no bairro Itacorubi, caminho para a Lagoa e as praias do Leste da Ilha. A nova pista sentido Lagoa-Centro foi liberada ainda neste mês e o asfalto foi revitalizado ao longo de toda a via.

No momento, a Prefeitura da Capital trabalha ainda no alargamento de uma ponte, no trecho entre a Celesc e supermercado Rosa, para que todo o trecho Lagoa-Cemitério seja duplicado. A previsão é finalizar os trabalhos até o dia 15 de dezembro.

Vinicius de Lucca destaca ainda a importância das obras de revitalização em ruas como a do Lamim, que liga Canasvieiras a Jurerê, uma alternativa para o tráfego na região. A Operação Asfaltaço, ao ser finalizada, terá levado mais de 150 quilômetros de pavimentação asfáltica para mais de 100 ruas, além de mais 85 quilômetros de vias específicas (ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas) para ciclistas.

Prefeitura de Florianópolis aumentou para 40 o número de chuveiros nas praias de Florianópolis -PMF/Divulgação/ND

Operação Verão

Ações para a temporada 2019/2010

Segurança: Mais de 1.136 mil pontos de iluminação pública serão instalados em 21 balneários. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o efetivo de guarda-vidas também será reforçado. Serão chamados mais 90 profissionais, além dos 250 que passarão por treinamento de reciclagem. A Guarda Municipal de Florianópolis fará rondas diárias nas praias para garantir a segurança dos frequentadores desses locais, vai intensificar a realização da Blitz da Lei Seca e as operações de trânsito para melhoria da mobilidade.

Fiscalização: A operação Floripa terá continuidade e vai fiscalizar comércio ambulante nas praias em 3 turnos e contará com mais de 80 fiscais e auxiliares. Outra ação será a intensificação da fiscalização dos ônibus de turismo, vans, táxis e transporte regular; das vistorias em embarcações e tráfico marítimo e dos guias irregulares de turismo ou que atuam sem registro. Os serviços de transportes e linhas para as praias também serão reforçados.

Saúde: Na área da saúde, as ações de combate e monitoramento da Dengue e Febre Amarela serão fortalecidas. A Diretoria de Bem-Estar Animal vai promover campanhas de adoção e conscientização, vai intensificação das castrações de cães e gatos em comunidades carentes próximas às praias, entre outras iniciativas.

Esporte e cultura: Nas áreas de esporte e cultura, o projeto Férias na Passarela de Férias vai atender cerca de 250 crianças durante o recesso escolar. Apresentações artísticas e culturais também farão parte da programação de verão.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

Prefeitura de Florianópolis