Prefeitura de Palhoça decreta situação de emergência após incêndios na Serra do Tabuleiro

Atualizado

A prefeitura de Palhoça, na Grande Florianópolis, decretou situação de emergência no município após um incêndio de grande proporção atingir o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro na manhã desta terça-feira (10).

O comunicado foi divulgado pelo órgão público em uma rede social no início da madrugada desta quarta-feira (11). A nota menciona, ainda, que a secretaria de Segurança Pública prestou auxílio aos bombeiros no combate às chamas.

Incêndio no Parque Estadual Serra do Tabuleiro – Corpo de Bombeiros/Divulgação/ND

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio na vegetação da praia da Pinheira foi controlado durante a madrugada. Moradores da praia chegaram a ser retirados temporariamente de suas casas, na noite de terça-feira. Por causa dos fortes ventos, as chamas atingiram uma região próxima às moradias e a guarnição precisou fazer um trabalho de evacuação emergencial. As pessoas retiradas de suas casas foram para as casas de parentes.

Foram quase 15 horas de trabalho para conter as chamas, que começaram em uma extensa área entre a praia da Pinheira e a BR-101. Por ser uma região muito grande, os socorristas só deixaram o local por volta das 4h30 desta quarta.

De acordo com o tenente Wagner Januário Cardeal, comandante de área do 1º e 10º Batalhões do Corpo de Bombeiros Militar, as equipes não visualizavam mais nenhum grande foco do incêndio. Ainda assim, ele destaca que há a possibilidade de retomada das chamas. “Sabemos que com a vegetação seca e essas circunstâncias do vento costumam fazer com que o fogo retome”, afirmou.

De acordo com os bombeiros, ainda não é possível afirmar qual a extensão da área afetada e nem a causa da queimada. Ainda nesta manhã, equipes dos bombeiros devem retornar com o Arcanjo ao local para verificar se algum novo foco surgiu.

Além do helicóptero Arcanjo, que ajudou a levar as equipes às áreas de difícil acesso, foram utilizados cinco caminhões dos bombeiros para combater as chamas. Dois dos veículos mobilizadoseram carretas para reabastecer os demais. Outros dois caminhões da Samae e o efetivo da Polícia Ambiental também prestaram auxílio.

Leia também

Confira o comunicado da prefeitura de Palhoça na íntegra: 

O prefeito de Palhoça, Camilo Martins, decretou nesta terça-feira (10) situação de emergência na cidade por conta do incêndio que atinge o Parque Estadual Serra do Tabuleiro.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio da Defesa Civil, está auxiliando os bombeiros que estão no combate às chamas desde a manhã desta terça. A prefeitura também disponibilizou dois caminhões hidrojato equipes da Samae para ajudar a controlar o fogo.

Geral