Prefeitura de Palhoça divide faixa de areia da praia do Sonho para garantir área de banho

Com pouco espaço para moradores e visitantes, parte da orla é utilizada como rua por carros e caminhões

A praia do Sonho, em Palhoça, tem pouco espaço para moradores e visitantes. Parte da orla é utilizada como rua por carros e caminhões. Embora o fluxo de veículos seja proibido por lei, a própria prefeitura fez uma separação com estacas para organizar o trânsito na faixa de areia. Não bastasse o perigo do tráfego intenso, os banhistas dividem o que resta com carros estacionados. A Secretaria de Segurança promete intensificar a fiscalização durante o verão.

Banhistas dividem a faixa de areia com tráfego e estacionamento de veículos - Reprodução/RICTV
Banhistas dividem a faixa de areia com tráfego e estacionamento de veículos – Reprodução/RICTV

O fotógrafo Israel dos Santos diz que os motoristas são imprudentes. “Minha esposa teve o celular danificado. O carro passou quase em cima dos pés dela. Ele nem olhou. Isso acontece frequentemente”, lamentou.

Já a oceanógrafa Thamy dos Santos diz que as prioridades foram invertidas. “Perdemos a prioridade. Teria que ser uma área que prioriza o turista, o banhista e o pedestre. Não o veículo motorizado. Ficamos nesta insegurança”, lembrou.

Embora a situação seja complicada, o que mais incomoda os moradores da praia do Sonho é a falta de respeito dos condutores, que estacionam os carros na faixa de areia. “O turista que estaciona aqui é mal educado. Ele não gasta nada em nosso comércio. Ele vem com o carro na praia e vai embora”, reclama Israel dos Santos.

A Secretaria de Segurança Pública de Palhoça informou que nos próximos dias equipes de agentes de trânsito farão rondas frequentes ao longo da temporada de verão, inclusive aos finais de semana. Contudo, não informou o que deverá fazer para fiscalizar na baixa temporada.

A divisória com estacas de madeira foi colocada pela Prefeitura de Palhoça no final de novembro. As estruturas impedem que os condutores invadam o espaço que sobrou da faixa de areia.

A legislação que impede o fluxo de veículos na praia é 16 /1993, que impede a realização de vias na faixa de areia.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...