Prefeitura estuda possibilidade de abrir ilha para turismo, em São Francisco do Sul

A Prefeitura de São Francisco do Sul estuda a possibilidade de abrir a Ilha da Paz para visitação turística. A solicitação foi um dos temas debatidos durante um encontro entre o prefeito Renato Gama Lobo e a Capitania dos Portos, na última semana.

Ilha da Paz é um dos principais pontos turísticos da região – Internet/Reprodução

O projeto visa a construção de um novo cais de atracação na Ilha, para o desembarque de turistas. A ideia é tentar recursos para a obra com o Ministério da Justiça, que abriu um edital para projetos com viés turístico.

“Isso seria excelente para a comunidade francisquense, principalmente para o turismo. Ter mais um destino e, nesse caso, diferenciado em função da sua história, estimula a vinda de pessoas para a cidade, além de ser um atrativo com muito potencial”, explica a secretária de Turismo, Jamille Douat.

Leia também:

A Ilha da Paz tem 218.000 m² de área e é um dos principais pontos turísticos de São Francisco do Sul.

De acordo com historiadores, foi batizada com esse nome por conta das ruínas de uma moradia no local, que continha a seguinte inscrição: “1833 – Penixe – Habitação da Paz”.

Além disso, o local abriga, desde 1905, um farol em uma torre de 16 metros de altura. Atualmente, a Ilha da Paz não está aberta à visitação.

Mais conteúdo sobre

Turismo