Prefeitura estuda transformar ruas próximas à UFSC em binários, em Florianópolis

Atualizado

A prefeitura de Florianópolis estuda transformar em sentido único três vias que ligam o Centro e bairros até a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), a partir de 2020. 

Segundo a administração municipal, a mudança ocorrerá em parte da Avenida Deputado Edu Vieira, que segue com obras de duplicação até julho de 2020.

O trânsito também poderá ser alterado na rua Capitão Romualdo de Barros e na Avenida César Seara, no bairro Carvoeira.

Parte da Avenida Deputado Edu Vieira poderá ser transformada em binário – Foto: Marco Santiago/ND

De acordo com o secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano da Capital, Michel Mittmann, as “equipes já trabalham no projeto para a possível transformação”, mas o sentido do fluxo e datas para a implementação dos binários ainda não estão definidos.

Na rua Capitão Romualdo de Barros e na Avenida César Seara, o trânsito seria alterado em toda a extensão. Somente na Edu Vieira, ponto crítico no trânsito da Capital, é que os estudos apontam para sentido único apenas no trecho do Armazém Vieira até a Eletrosul. 

Leia também:

Por enquanto, a pasta realiza estudos para comparar a viabilidade e impactos da mudança. No primeiro momento, a prefeitura pretendia deixar o sentido das vias na direção à Via Expressa Sul. No entanto, a possibilidade do fluxo ser inverso não é descartada. 

“A gente já fez algumas intervenções na região e estamos acompanhando os impactos para viabilizar a melhor forma de melhorar o trânsito”, disse Mittmann.

Binário na Trindade

O Pantanal e a Carvoeira não são os únicos locais que podem ter o trânsito alterado na cidade.

A prefeitura da Capital estuda, desde outubro, testes iniciais para transformar em sentido único a Rua Lauro Linhares, no bairro Trindade. 

No entanto, antes da implementação haverá a necessidade de obras para a alteração de alguns sistemas de energia na via, e adequação das saídas das ruas paralelas.

Trânsito