Prefeitura inicia obras para fechamento de acesso direto ao Santa Mônica, em Florianópolis

A secretaria municipal de Infraestrutura começou nesta segunda-feira (10) as obras de construção do canteiro central para o fechamento em definitivo do acesso direto ao bairro Santa Mônica de quem trafegava pela Avenida Beira-Mar Norte sentido Centro/Bairro. De acordo com o diretor de operações de trânsito, Fabrício Justino, o corte de asfalto e a instalação dos meios fios devem se estender durante toda a semana.

“Até o final de semana o trabalho da secretaria de Infraestrutura deve ser finalizado para a entrada do pessoal da Floram que fará o ajardinamento do canteiro”, explica Justino. O acesso já havia sido fechado após um acidente ocorrido na esquina entre a avenida Professor Henrique da Silva Fontes (trecho final da Beira-Mar Norte) e a rua Byron Barcellos em julho. A colisão destruiu dois semáforos e o acesso foi fechado com tubos de concreto e sinalizado.

Obras na Avenida Beira Mar Norte começaram nesta segunda-feira - Foto Flávio Tin/ND
Obras na Avenida Beira Mar Norte começaram nesta segunda-feira – Foto Flávio Tin/ND

Com o fechamento do acesso, os motoristas passaram ter duas opções para acessar o bairro Santa Mônica: via pátio do Shopping Iguatemi ou o retorno pela rua Professora Maria Flora Pausewang, que dá acesso ao Hospital Universitário. Então, os motoristas que utilizam o retorno da rua Professora Maria Flora Pausewang passaram a reclamar da permanência do semáforo no acesso a rua Byron Barcellos. Justino justifica que o semáforo ainda é necessário devido à presença de pedestres e ciclistas no local, mas relata que a prefeitura de Florianópolis pretende dar maior fluidez ao trânsito com a instalação de uma botoeira no local.

O equipamento está em fase de aquisição, através de licitação, e deverá ser instalado até o final do ano. “É um botão que poderá ser acionado pelos pedestres e ciclistas. Assim, o semáforo ficará aberto e só fechará quando o botão é acionado. Estamos avaliando ainda outros locais da cidade para instalação”, completa Justino.

Mais conteúdo sobre

Cidade