Primeira fase do estacionamento rotativo começa nesta segunda-feira em São José

Atualizado

Começa nesta segunda-feira (9) o funcionamento do estacionamento rotativo de São José. O projeto será implantado gradativamente na cidade. Na primeira fase, 568 vagas serão ofertadas aos motoristas em 10 ruas e quatro avenidas dos bairros Campinhas e Kobrasol. Os condutores terão uma semana para se acostumarem as regras e a utilização do sistema. A cobrança inicia no próximo dia 17.

Zona Azul em São José – Anderson Coelho/ND

De acordo com a Prefeitura de São José, na segunda fase serão disponibilizadas outras 1.037 vagas. A previsão da execução total do sistema Zona Azul é de 20 meses. Ele abrangera ainda Forquilhinha, Centro Histórico, avenida Leoberto Leal, em Barreiros, e o entorno da sede dos Correios, no bairro Nossa Senhora do Rosário. No total, serão mais de 5.000 vagas ofertadas no estacionamento rotativo.

A cobrança ocorrerá de segunda à sexta, das 9h às 19h e aos sábados, das 9h às 13h. O tempo máximo de permanência em uma mesma vaga será de duas horas. O custo da Utilização por vaga para automóveis, caminhonetes, camionetas e similares será de R$2,50 pelo período de uma hora. Já o valor para ciclomotores, motocicletas, motonetas e similares será de R$ 1,25. O pagamento poderá ser feito via aplicativo, paquímetros, estabelecimentos credenciados ou com monitores.

Planejamento

A Zona Azul começou a ser discutida em 2014 com a realização de audiências públicas. A prefeitura ouviu moradores e comerciantes para definir o modelo ideal para São José. O projeto avaliado e aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pela prefeita Adeliana Dal Pont em 2016.

Além de democratizar o uso das vagas públicas, o estacionamento rotativo deverá ajudar a solucionar os problemas de acessibilidade. Atualmente, pedestres dividem parte das calçadas com carros que extrapolam a área de estacionamento dos comércios.

Conforme o Plano Diretor, a calçada regular precisa ter 7 metros de largura (5,5 metros para a vaga de estacionamento mais 1,5 metro de calçada). “Nas calçadas regulares não haverá alteração e o estacionamento dos veículos continuará a ser permitido”, reforça Andrea Pacheco, Secretária de Segurança.

Segundo ela, haverá uma fiscalização maior em relação ao uso destes espaços. “O problema é que muitas vagas de estacionamento têm menos de cinco metros, sendo que o veículo acaba avançando sobre a calçada, prejudicando a circulação de pedestres.

Nestas situações, as calçadas estão irregulares e, por isso, não será mais permitido o estacionamento de veículos sobre o passeio”, promete. Neste locais, o proprietário será obrigado a subir o meio-fio para o município demarcar a vaga na via.

Zona Azul em números

568 vagas rotativas (1ª fase)
1037 vagas rotativas (2ª fase)

Horários
Segunda a sexta-feira das 9h às 19h.
Sábados das 9h às 13h

Formas de pagamento
Dinheiro
Cartões de débito e crédito
Cartões pré-pagos
Contas online
Aplicativo
Parquímetros
Monitores disponíveis

Áreas de cobrança da 1ª Fase
Rua Eugênio R. Koerich
Avenida Cruz e Souza
Rua Dinarte Domingues
Rua Adhemar da Silva
Avenida Elizeu Di Bernandi
Avenida Presidente Kennedy
Rua Emerson Ferrari
Rua Victor Meireles
Rua Margarida Abreu
Rua Capitão Adelino Plat
Rua Pref Silvestre Phillipi
Rua 19 de março
Avenida Altamiro Di Bernandi
Rua Charles Ferrari

Trânsito