Procon de São José divulga lista de empresas com mais reclamações em 2015

As queixas mais comuns envolvem empresas de telefonia, TV por assinatura e agências bancárias por cobranças indevidas e envio de produtos sem o pedido

O Procon de São José divulgou a lista com as 30 empresas que mais receberam reclamações durante o ano de 2015. Entre os 8.042 atendimentos realizados no município no ano passado, as queixas mais comuns feitas pelos consumidores são de empresas de telefonia, TV por assinatura e agências bancárias.

Com 1.052 ações administrativas, o Grupo Oi liderou o ranking das empresas reclamadas, seguida pelo Grupo NET.Claro com 593, TIM com 577, SKY com 297 e Grupo Via Varejo Casas Bahia e Ponto Frio com 262.

Agência Brasil

O diretor do Procon Humberto de Souza ressalta ainda que no caso de grandes empresas, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e o 0800 são deficientes, já que os mesmos nem sempre seguem o que está previsto Código de Defesa do Consumidor. “Entre as reclamações estão as cobranças indevidas, o envio de produtos sem o pedido, empréstimos consignados e renovados sem autorização do cidadão”, complementa Humberto de Souza.

Souza destaca que é obrigação das empresas respeitarem o Código de Defesa do Consumidor. “Os números mostram que os fornecedores não estão aptos para dar suporte aos consumidores. Falta entendimento de vendedores e gerentes em relação ao que determina a lei”, avalia Humberto.

Ano passado, os 8.042 atendimentos realizados pelo Procon de São José atingiram um índice de resolutividade de 93%. Em 2014, foram 7.895 atendimentos com resolutividade de 92% e, em 2013, 7.100 registrados (84%), totalizando 23.037 atendimentos nos últimos três anos. Neste período, a média de resolutividade foi de 90% dos casos registrados.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Notícias

Loading...