Procura por cursos online em energia solar cresce cerca de 50% durante pandemia

Levantamento da ElektSolar mostra que brasileiros têm encontrado no mercado fotovoltaico uma nova possibilidade de crescimento profissional

Maio de 2020 – A busca por cursos profissionalizantes e treinamentos de capacitação online na área de energia solar tem crescido de forma expressiva no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. Segundo levantamento da Elektsolar, uma das pioneiras no mercado de treinamentos no setor fotovoltaico nacional, a procura por tais especializações cresceu cerca de 50% no País entre janeiro e abril deste ano. 

O motivo, segundo Gabriel Guimarães, diretor de educação da Elektsolar, são as grandes oportunidades de negócios oferecidas no mercado de energia solar no Brasil, que tem crescido cerca de 300% ao ano no País de 2015 para cá. “Os brasileiros têm encontrado no mercado fotovoltaico uma nova possibilidade de mudar de ramo e se especializar dentro de um segmento pujante na economia brasileira”, comenta. “Essa grande procura ficou ainda mais evidente durante a pandemia e a queda da atividade econômica, já que o setor solar é visto por autoridades no mundo inteiro como uma área estratégica para a retomada do crescimento, incluindo o Brasil”, acrescenta.

A Elektsolar, sediada em Florianópolis, oferece cursos tanto em módulos introdutórios (instalação, projetos, vendas) quanto avançados desde 2013. Em 2019, a empresa registrou um boom na procura, impulsionado pela expansão da geração distribuída no Brasil. Os cursos introdutórios da empresa já formaram mais de 100 turmas no País. 

A empresa é também responsável pela organização do evento “360 Solar: Conectando a Energia Fotovoltaica com o Futuro”, que vai debater as últimas soluções em energia solar para utilização na arquitetura, urbanismo e mobilidade. O encontro acontece em 23 e 24 de novembro de 2020, no Costão do Santinho, na capital catarinense, e terá a presença de autoridades nacionais e internacionais, importante empresas do setor e acadêmicos, que debaterão o futuro da fonte fotovoltaica na sociedade moderna.

O interesse no tema e o amadurecimento do mercado fizeram com que a Elektsolar investisse na criação de cursos como comissionamento de projetos fotovoltaicos e softwares específicos para o segmento. A empresa criou uma plataforma de ensino à distância (EAD) e investiu em cursos com ferramentas de realidade virtual. A estratégia se mostrou acertada agora, com o avanço da Covid-19. “Nosso maior volume de cursos é presencial, mas já estamos adaptando nossos treinamentos para essa nova realidade. A plataforma EAD vai possibilitar alcançar tanto pessoas físicas quanto empresas, no formato in company”, diz Guimarães. 

Plataforma EAD Elektsolar – Foto: Divulgação

A empresa desenvolveu um pacote de treinamento específico para esse período da pandemia, com um conteúdo que mescla aulas ao vivo, que permite a interação dos estudantes, com aulas pré-gravadas e presenciais, que serão realizadas no segundo semestre de 2020. “Era comum termos alunos que viajavam grandes distâncias para fazer nossos treinamentos, agora com o avanço dos formatos digitais, estamos confiantes de que haverá uma democratização ainda maior dos treinamentos em energia solar”, afirma Guimarães. 

Sobre a ElektSolar

A Elektsolar foi fundada por profissionais graduados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de instituições de ensino na França e Alemanha, como: Polytech Marseille, Institut National De L’Energie Solaire (INES), Technische Universität Dresden (TUD) e Technische Universität München (TUM). Além da formação acadêmica de alto nível, nossos profissionais se diferenciam pela experiência prática em execução de obras. Sempre comprometidos com a excelência na execução de projetos. A empresa está entre as mais reconhecidas instituições de treinamento e consultoria em energia fotovoltaica no Brasil graças ao constante aprimoramento técnico da nossa equipe e foco na satisfação do cliente.

Contato de imprensa:
Thiago Nassa (Mtb. 30.914)
TOTUM Comunicação
(11) 99544-4954      

+

360 Solar