Profissionais do programa Mais Médicos começam a atuar em Camboriú

Dois profissionais do programa Mais Médicos, do governo federal, já estão atendendo no sistema público de saúde de Camboriú. A médica cubana Yadnil Elizabeth Gómez Vázquez chegou na cidade na semana passada e trabalhará na Policlínica Municipal pelos próximos três anos. Agora, ela passa por treinamento com outros médicos para se habituar à rotina do Programa de Saúde da Família (PSF), além de se inteirar sobre a demanda de atendimentos e os exames e encaminhamentos realizados na cidade. Ela deve começar a atender pacientes na próxima semana.

Divulgação

Médica cubana começa a atender na semana que vem

Depois de formada, a médica trabalhou por dois anos prestando serviço social em Cuba. Ela também fez uma especialização em Medicina Geral Integral e também tem mestrado em Saúde da Mulher, além de ter trabalhado dois anos no Haiti.

A médica Solange Marise Krueger também chegou a Camboriú através do programa Mais Médicos. Desde outubro na cidade, ela veio de Salvador, na Bahia, e já atende os pacientes no posto de saúde do Bairro São Francisco de Assis.
 
De acordo com a secretária da Saúde Márcia Regina Oliveira Freitag, os profissionais receberão capacitação enquanto trabalham pelo Mais Médicos. “Eles irão fazer uma pós-graduação online ­em Saúde da Família oferecida pelo Ministério da Saúde. Além disso, os médicos serão avaliados mensalmente pela Gestão de Saúde local e pelo coordenador do programa no estado”, explica Márcia.
 
O programa Mais Médicos leva profissionais para atuar nas unidades de saúde do país, principalmente em regiões carentes, onde há falta desses profissionais. O contrato poderá ser renovado uma vez e os médicos serão remunerados com uma bolsa-formação, paga pelo governo federal. 

Geral