Programa de castração de cães e gatos atenderá gratuitamente em Palhoça

Atualizado

No sábado (10), o Programa Castração estará em Palhoça para atender a população dos bairros Madri, Caminho Novo e São Sebastião. Os donos de animais domésticos podem cadastrar previamente o bichinho para a cirurgia de esterilização, que será realizada no centro cirúrgico montado em uma carreta.

Donos devem fazer o cadastro prévio do animal; castrações são gratuitas – Divulgação/ND

Essa será a nona edição do projeto, que é realizado pela Ecopet e Adote um Patudo Floripa desde o seu início em 2017. As esterilizações são gratuitas e oferecidas para as pessoas que não têm condições financeiras de pagar pelo procedimento cirúrgico, que é de grande importância para a saúde de cães e gatos, além de prevenir a ocorrência de animais abandonados nas vias públicas.

Para viabilizar as cirurgias, os grupos de voluntários se desdobram para conseguir doações de recicláveis que são vendidos e o valor apurado investido nas castrações de cães e gatos. Todos os animais que passam pelo procedimento recebem a medicação, roupa para o pós-operatório e um quilo de ração, para se recuperar com saúde. A cada edição são esterilizados, pelo menos, 150 animais.

Os animais que moram na rua também são castrados. Eles são levados pelos protetores que os acompanham no pós-operatório. A cabeleireira Simone Aparecida Batista é uma das protetoras de cães e gatos. Em casa ela tem 17 cachorros e oito gatos e cuida de 32 cães que moram na rua. Simone faz parte da equipe de cerca de 15 voluntários que atuam pela causa da saúde e proteção animal em Palhoça.

O caminhão do Projeto Castração ficará na praça do bairro Madri durante a manhã de sábado, dia 10. Quem tiver tampinhas plásticas pode levar para colaborar com os próximos mutirões.

Informações: 48 98435-2932

Geral