Programa de fiscalização acelera lacres de ligações irregulares de esgoto nos Ingleses

Atualizado

Nos últimos oito dias de trabalho nos Ingleses, a equipe do Trato Pelo Capivari flagrou 23 imóveis, dentre 61 inspecionados (38%), jogando esgoto diretamente na rede de drenagem pluvial. Iniciado em dezembro, o programa de fiscalização realizado pela Casan com a participação da Prefeitura de Florianópolis faz uma varredura nas ligações sanitárias dos Ingleses, ao longo de oito meses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro.

Rio Capivari é alvo de ligações irregulares de esgoto no Norte da Ilha. Foto: Flávio Tin/ND 

Para cessar o problema, lacres começaram a ser efetuados nesta sexta-feira (24/01), com duas ligações irregulares interrompidas pela equipe do programa. Os demais casos passarão pelo mesmo procedimento no início da próxima semana. Além das 23 ocorrências de esgoto na pluvial, a equipe encontrou dois imóveis com extravasamento de fossa. Na soma dos casos, é possível afirmar que, desde 13 de janeiro, mais de 40% das inspeções do Trato Pelo Capivari resultaram no flagrante de irregularidades consideradas graves no bairro dos Ingleses.

Os lacres desta manhã aconteceram em imóveis próximos ao Rio Capivari: na Servidão Capivari, que corta o rio, e na Rua Dr. Vânio Colaço, esquina com a Rua da Gaivotas, entre o rio e a Praia dos Ingleses. Na ação, a equipe contou com o apoio de fiscal da Vigilância em Saúde. Iniciado em dezembro, o Trato Pelo Capivari é executado pela ECHOA Engenharia, empresa responsável pelo Floripa Se Liga Na Rede.

Com inspeções diárias de segunda a sábado, os 22 técnicos do Trato Pelo Capivari atuam em ruas específicas do bairro, passando em cada casa, condomínio e estabelecimento comercial. A inspeção, se possível, é realizada na hora. Caso contrário, o programa deixa um comunicado para solicitar ao morador que agende uma visita.

Fiscais efetuaram lacres nesta sexta-feira. Foto: Divulgação/PMF – Foto: WhatsApp Image 2020-01-24 at 15.27.55

No escopo de atuação, além do pente-fino sistemático, o Trato Pelo Capivari atende a denúncias da população em casos suspeitos de esgoto na pluvial e extravasamento de fossa. Em algumas ações, há o acompanhamento de fiscais da Vigilância em Saúde e da Floram, que resultam em multas e autuações imediatas.

A equipe técnica do Trato Pelo Capivari também recebeu, nesta semana, treinamento da Intendência dos Ingleses para efetuar lacres em ligações sanitárias conectadas na rede de drenagem, o que dará maior agilidade e efetividade no combate diário ao esgoto irregular no bairro.

Turismo