Programa destina mais de 700 toneladas de alimentos a instituições e famílias carentes

Neste primeiro semestre, mais de 700 toneladas de alimentos chegaram à mesa de instituições de caridade da Grande Florianópolis. Por meio das Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa/SC), produtores rurais e boxistas doaram frutas e verduras que antes seriam descartadas e encaminharam para o Programa Mesa Brasil, que por sua vez destina às famílias carentes e instituições sociais da região. Os produtos alimentam em média 18 mil pessoas por mês.

Alimentos chegam à mesa em ótimas condições de consumo – Divulgação/ SEC/ND

O Mesa Brasil é um programa do Sesc (Serviço Social do Comércio), que em parceria com a Ceasa/SC, possibilita que os alimentos, em perfeitas condições de consumo, sejam encaminhados para instituições sociais e famílias carentes. Os alimentos são selecionados numa estrutura do Sesc dentro da Ceasa, que também atende famílias carentes.

O secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa, explica que as frutas e verduras que antes seriam descartadas, por serem excedentes ou estarem fora dos padrões de comercialização, agora são encaminhadas para alimentar milhares de famílias da Grande Florianópolis. “Ficamos muito felizes com essa parceria. Os boxistas e produtores rurais da Ceasa estão mobilizados com o projeto, estamos levando alimentos saudáveis para que mais precisa. Evitamos o desperdício e ainda contribuímos para o bem estar da nossa comunidade”, ressalta.

Rede nacional de bancos de alimentos

O Programa Mesa Brasil é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício, contribuindo para promoção da cidadania e melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Essa parceria contribui para cidadania dos envolvidos, proporciona sustentabilidade e diminui custos relativos à destinação de resíduos pela Central”, destaca o presidente da Ceasa/SC, Glauco Gazola Zanella.

Mais conteúdo sobre

Geral