Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


Projeto de lei cria áreas para cães em praias de Florianópolis

Projeto que começou a tramitar na Câmara de Florianópolis pretende permitir a circulação de cães em faixas restritas e demarcadas de praias, que seriam estipuladas pelo poder público. Segundo a autora, vereadora Maria da Graça Dutra (PMDB), a ideia atende a uma “demanda sonegada da população que anseia por uma praia para levar seus cães” e regulamentaria uma prática frequentemente observada nos balneários. “Todo ano durante a temporada é sempre a mesma polêmica, a do cachorro na praia”, afirma a vereadora, que tem a proteção dos direitos dos animais como sua principal bandeira de mandato.  

Em vez de ficar discutindo os direitos de uns e de outros, protocolamos este Projeto de Lei para a criação de um local demarcado em Florianópolis onde cães e tutores possam divertir-se sem perturbar os demais e preservando a saúde pública. Já vivi em vários lugares onde existem ‘praias para cachorros’ que funcionam muito bem, como uma medida conciliadora do problema, satisfazendo a todos”, complementou Maria da Graça em texto distribuído pelo gabinete.

A presença de animais nas praias de Florianópolis é proibida pela lei complementar 94, de 18 de dezembro de 2001, que trata sobre o controle e de populações animais e prevenção de zoonoses.

Circulação de cães em praias de Florianópolis é proibida desde 2001 - Flávio Tin, ND
Circulação de cães em praias de Florianópolis é proibida desde 2001 – Flávio Tin, ND