Projeto de qualificação da gestão pública do TRE-SC será apresentado em Brasília

Criado em 2016 pelo TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina), o projeto “Qualifica – Mandato de Excelência” foi reconhecido nacionalmente pelo Concurso de Boas Práticas das Escolas Judiciárias Eleitorais, da EJE/TSE (Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral). Os vencedores apresentarão nesta quinta e sexta-feira, em Brasília, as práticas adotadas na eleição passada durante o sétimo Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais.

Cesar Abreu é desembargador e ex-presidente do TRE - Marco Santiago/ND
Cesar Abreu é desembargador e ex-presidente do TRE – Marco Santiago/ND

A ideia de Santa Catarina surgiu durante a presidência do desembargador Cesar Abreu. De acordo com ele, a equipe técnica do TRE desenvolveu o projeto com a proposta de resgatar a qualidade do serviço público. Entre os objetivos do projeto estão a qualificação dos agentes públicos eleitos, o aprimoramento da gestão municipal, a prevenção de irregularidades e o desenvolvimento de uma visão ampla e integrada da administração, favorecendo a reflexão e o debate sobre ética pública, transparência, eficiência e responsabilidade dos gestores e legisladores municipais.

“Esse projeto incentiva as prefeituras municipais a criarem estruturas administrativas competentes, de forma conveniada com a Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) e outras instituições, no sentido de colocar técnicos em administração pública para examinar o funcionamento e buscar a excelência do serviço público”, explica ele.

Segundo o desembargador, o projeto envolveu uma série de entidades públicas na busca por uma boa administração para o legislativo e o executivo de Santa Catarina. Até o momento, 11 cidades participam do projeto. “Estamos ampliando a participação de disseminar essas boas práticas. A ideia é pegar o que cada município tem de excelência e multiplicar em outros lugares”, diz ele.

Política