Projeto de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo tem apoio da prefeitura de Ponte Serrada

A coordenadora do Projeto de Reintrodução do Papagaio-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias (PNA), bióloga Vanessa Tavares Kanaan, selou o apoio da Prefeitura à ação.

Divulgação/Vanessa Kanaan/ND Oeste

Já foram soltos 43 papagaios em uma área de 12,8 mil hectares

O encontro entre Vanessa e o secretário de administração, Everson Coppini, serviu para ela expor o andamento do projeto e receber do município a confirmação do apoio ao trabalho de reintrodução da espécie no PNA, que vem sendo desenvolvido desde 2010 pelo Espaço Silvestre e Instituto Carijós Pró-Conservação da Natureza.

Para Vanessa, doutora em zootecnia, o apoio da Prefeitura se agrega ao trabalho já em andamento no município há alguns anos. Segundo ela, desde 2012 são realizadas atividades com diferentes turmas das escolas municipais e estaduais de Ponte Serrada, inclusive com o fornecimento de materiais para que professores trabalhem o tema em sala de aula.

O projeto já soltou 43 papagaios dentro de uma área de 12,8 mil hectares, onde fica o parque, localizado entre os municípios de Passos Maia e Ponte Serrada. As aves possuem um colar e são monitoradas por radiofrequência pela equipe coordenadora, que visita a região periodicamente.

Além do apoio da Prefeitura de Ponte Serrada, a ação ganhou ainda no início do ano passado o apoio da Prefeitura de Passos Maia. A comunidade Campina da Alegria, de Vargem Bonita, também é parceira. “Já atendemos cerca de dez escolas de Ponte Serrada, Passos Maia e Campina de Alegria. Pretendemos atender turmas de todas essas escolas até o final do ano, além de participar de eventos com alunos”, afirma Vanessa, que participou nesta semana de atividades no Caminhão do Sesc, instalado na Praça da Rodoviária de Ponte Serrada.  

Geral