Projeto que muda pavimento no Centro Histórico da Capital rende discussão

Atualizado

imagem acima, divulgada pela Prefeitura de Florianópolis, mostra como vai ficar o entorno da Praça 15 – Foto: Divulgação/ND

Anunciado pela Prefeitura de Florianópolis nos últimos dias, o projeto de revitalização do entorno da Praça 15 e ruas próximas está provocando uma discussão sobre as possíveis intervenções na pavimentação da região do Centro Histórico.

Arquitetos e urbanistas marcaram uma reunião para a próxima quinta-feira, depois do Carnaval, para avaliarem os detalhes do projeto e tomarem uma posição. Além das alterações estéticas e paisagísticas, há um debate sobre possíveis impedimentos legais para a troca dos paralelepídedos em alguns trechos. A malha viária histórica da área central está na lista de bens tombados disponibilizados pelo portal da prefeitura.

Quatro ruas da ala leste do Centro Histórico foram incluídas no projeto – Foto: Divulgação/ND

Além da praça, a revitalização inclui quatro vias da região leste: as ruas Tiradentes, Nunes Machado, Fernando Machado e o calçadão da João Pinto. Todas elas terão o pavimento em paralelepídedo trocado por paver. As calçadas serão niveladas com a rua e refeitas em granito.

“O valor do investimento será calculado, mas, estima-se que deverá envolver cerca de R$ 8 milhões”, informou a prefeitura na sexta-feira. O edital de licitação deve ser lançado em março, como parte das comemorações dos 347 anos da cidade.

Mais conteúdo sobre

Infraestrutura