Projetos da CASACOR /SC apresentam ideias em automação e materiais para a construção

Atualizado

Muito além de automação, tecnologia tem a ver com técnicas, processos e materiais que facilitam a vida das pessoas, seja um método construtivo eficiente ou um sistema inteligente de reconhecimento da voz, por exemplo. Em sintonia com o conceito da CASACOR em todo o Brasil —Planeta Casa — e os pilares sustentabilidade, afeto e tecnologia, os profissionais da edição de Florianópolis apresentam diferentes propostas em que a tecnologia aparece para deixar a experiência em casa bem mais confortável. A mostra segue aberta ao público até o dia 27 de outubro no Cidade Milano, empreendimento novo localizado na Av. Mauro Ramos, Centro da Capital.

As chamadas smart home já são uma realidade e inclusive uma possibilidade acessível para diferentes orçamentos. Na mostra em Florianópolis, muitos ambientes agregam a automação. O Caffé D’Oro, de Giovani Bez Delpizzo e Cristiana Bez Delpizzo, o comando de voz foi programado especialmente para a experiência CASACOR. O visitante pode fazer perguntas sobre o projeto — uma cozinha com inspiração também no café e criada para homenagear o bisavô da dupla.

No Antropo-Living, de Carolina Zettermann de Almeida e Daniel Medeiros Ghizi, o layout estimula o encontro e prioriza a interação humana  ou o individualismo. O ambiente foi pensado para o conforto acústico e com sistema de iluminação indireta.

Antropo – Living- Carolina e Daniel Ghizi – Foto: Foto: Lio Simas

— As inovações tecnológicas e as preocupações sobre a sustentabilidade estão transformando todos os setores da economia. Em decoração e arquitetura não é diferente e a CASACOR é uma vitrine das novidades — afirma a diretora da mostra, Francis Bernardo.

Automação e conforto no sofá, tecnologia na utilização dos materiais

Inspirado nas Auroras Polares, o Aurora Blue, de Allan Chierighini e Graziella Oliveira, é um projeto conceitual, sensorial e tecnológico. O ambiente foi inspirado nos elementos: terra, fogo, água e ar. O quinto elemento é representado pela consciência humana, que significa a chegada da tecnologia ao mundo. A automação aparece inclusive no sofá. Mais que isso: nos materiais utilizados, como a lâmina de pedra natural que reveste a parede.

Aurora Blue- Allan Chierighini e Graziella Oliveira – Foto: Foto: Lio Simas

— A tecnologia possibilitou tirar essa pele tão fina da pedra a ponto de torná-la flexível e revestir a parede. É uma solução mais sustentável por usar menos material. A espessura é de 3 milímetros e aplicamos essa pedra de maneira que os visitantes podem perceber a diferença: convidamos a tocar e sentir a temperatura e textura natural da pedra — diz Graziella Oliveira.

 Para o projeto projeto da sorveteria Gelato al Mondo, de Andreia Quintino Sant’ Ana e Eduardo Dutra, a escolha dos materiais foi decisiva para abranger o propósito de sustentabilidade e tecnologia. Entre eles está o Quartzo Branco, uma pedra industrializada que tem qualidade e resistência superior às naturais, cores variadas e impacta menos o meio ambiente uma vez que é fabricada com quartzo (segundo mineral mais abundante na natureza) e partículas de mármores que não foram utilizados.

Gelato Al Mondo- Andreia Quintino dos Santos SantAna e Eduardo Silveira Dutra – Foto: Foto: Lio Simas

A arquitetura priorizou a monocromia de tons claros nos revestimentos e móveis, combinados com a estrutura em aço preto. Além disso, o sofá é revestido com um tipo de tecido veludo criado com a tecnologia Performance e que permite a limpeza de itens como café, vinho, caneta e, claro, gelatos. Para decorar, objetos produzidos com uma impressora 3D e que utilizam o PLA, plástico feito a partir do amido de milho ou da cana-de-açúcar, 100% biodegradável e não tóxico.

Eletrodomésticos para ganhar tempo

A Cozinha dos Sonhos, de Gabriel Hering e Christina Lago, convida aos encontros e boa conversa. O conceito industrial contemporâneo se vê na combinação de elementos como pedra e madeira e que valorizam os eletrodomésticos supermoderno: churrasqueira, cooktop, coifa, fornos, máquina de lavar louças, cervejeira, adega e máquina de gelo.

Cozinha dos Sonhos- Chris Lago e Gabriel Hering – Foto: Foto: Lio Simas

Por falar em eletrodomésticos, o Quarto entre Fases, de Andréia Bocchi, Michael  Zanghelini e Jeane Silva, foi pensado para uma mulher madura contemporânea focada no protagonismo feminino. O ambiente é sem exageros, mas prioriza tecnologia e conforto — incluindo uma adega toda moderna localizada próxima à cama.

Quarto entre fases- Andreia, Michael e Jeane – Foto: Foto: Lio Simas

Sobre a CASACOR / Santa Catarina

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne anualmente prestigiados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2019, serão 15 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Balneário Camboriú) e Ribeirão Preto. A mostra ocorre ainda em quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru. Veja mais em www.casacor.com.br.

Agende-se

O QUÊ: CASACOR Santa Catarina/Florianópolis 2019

QUANDO: 15 de setembro a 27 de outubro – Terça a Sexta, das 15h às 21h. Sábados e feriados, das 13h às 21h – Domingo, das 13h às 19h. O evento não abre às segundas-feiras.

ONDE: Empreendimento Cidade Milano (Av. Mauro Ramos, 1512, Centro, Florianópolis). Estacionamento no local

INGRESSOS: R$ 50 / R$ 25 (meia, necessário comprovante)

INFORMAÇÕES: contato@casacorsc.com.br / (48) 9 9938-3894

https://casacor.abril.com.br/mostras/santa-catarina/

Mais conteúdo sobre

CasaCor 2019