Prova do Enem: Confira dicas para se preparar bem para as provas

Atualizado

Para ir bem no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não existe milagre: é preciso estudar. Agora não é hora de se desesperar, o conhecimento já foi adquirido ao longo do ano, esse é o momento de relaxar, manter uma rotina regrada para não perder a hora da prova e seguir algumas dicas durante a realização do Exame.

Prova do Enem: agora não é hora de se desesperar, o conhecimento já foi adquirido ao longo do ano – Foto: EBC/Creative commons

Desacelerar

Segundo o professor Eduardo Galves, do QG do Enem, nesta semana o aluno precisa desacelerar. Principalmente na véspera. O Enem é uma prova de resistência e o primeiro dia é o mais pesado com a produção de uma redação, mais todos os textos de humanas e linguagens e, para ir bem, o aluno precisa estar com o cérebro descansado e com as energias repostas.

Leia também:

Galves destaca que o ideal são atividades leves. Uma ótima dica são os aulões de véspera. Com uma pegada muito mais descontraída, eles aliam conteúdo e relaxamento. O aluno que deseja fazer revisão, faça somente se tiver plena convicção de que não vai ficar nervoso ou ansioso. “Neste momento, grande segredo é deixar o aluno fazer o que tem vontade de fazer, sem pressão”.

Sem atrasos

Consulte na Página do Participante o local da prova. Faça o trajeto e cacule o tempo gasto para chegar. O estudante deve fazer isso dias antes da prova para evitar atrasos. Importante ver o melhor percurso e qual o melhor meio de transporte para chegar. A orientação é chegar com uma hora de antecedência, os portões abrem pontualmente ao meio-dia seguindo o horário de Brasília.

Na hora da prova comece sempre pela redação, que tem um peso maior na nota. Siga os critérios estabelecidos pelo Inep, releia o texto e revise. Cuidado para não entregar a folha em branco, se certifique que passou do rascunho para a folha de prova. Redação pronta, parta para as disciplinas que tem mais afinidade.

Outra dica é não perder tempo em questões com grandes resoluções ou aquelas que não tem certeza. É sempre pouco tempo de prova, com isso precisa garantir o máximo de acertos possível. Resolva as questões mais fáceis, deixe as mais difíceis para o final.

Bem alimentado

Chocolate durante a prova ajuda? Não existe um consenso. Para alguns, ajuda porque o açúcar é fonte de energia. Outros especialistas dizem que o pico de glicêmico atrapalha a memória. Fica a critério do estudante, o importante é não passar fome durante a prova. Vale levar barrinha de cereal ou fruta. Não esqueça a velha e boa garrafinha de água.

Durante a prova, se bater a ansiedade o melhor a fazer é respirar fundo, pensar em coisas boas e seguir em frente. Lembre que só vale caneta esferográfica transparente de tinta preta para preencher o gabarito.

Celular deve ser desligado, alarme ou qualquer som emitido pelo aparelho desclassifica o aluno. Não esqueça de levar um documento original com foto, de preferência o RG.

Mais conteúdo sobre

Educação