Público de evento é convocado para vacinação contra o sarampo em Joinville

Atualizado

A Secretaria de Saúde de Joinville está convocando o público que participou do evento “Segue o baile à fantasia”, no dia 25 de outubro, na casa de eventos Joinville Square Garden a comparecerem a uma Unidade Básica de Saúde para verificar, e se necessário, tomar a vacina do sarampo.

Vacina sarampo – Foto: Divulgação/ND

A orientação tem como o objetivo bloquear eventuais novos casos. Segundo o Serviço de Vigilância Epidemiológica, um paciente com suspeita da doença esteve na festa.

Nas redes sociais, a casa de eventos também compartilhou o comunicado alertando os usuários sobre a vacinação.

Comunicado foi publicado nas redes sociais da casa de shows – Foto: Redes Sociais/Divulgação

Vacina é fundamental

De acordo com os números atualizados do Setor de Imunização da secretaria, sete casos de sarampo já foram confirmados no município. Por isso, o Serviço de Vigilância Epidemiológica reforça a importância da vacinação, já que essa é a única forma de prevenção da doença.

Pode tomar a vacina pessoas a partir dos seis meses de idade e com menos de 49 anos. A vacinação é gratuita e pode ser realizada em qualquer Unidade Básica de Saúde do município.

O que é o sarampo?

É uma doença viral, extremamente contagiosa. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros e pode ficar até duas horas no ambiente.

Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única forma de se prevenir é com a vacinação.

Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados.

Leia também:

Mais conteúdo sobre

Saúde