Quase 1,5 milhão de eleitores ainda não fizeram cadastro biométrico em SC

Atualizado

Faltando menos de um ano para as eleições municipais de 2020, o TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) divulgou dados sobre o cadastramento biométricos dos eleitores do Estado. As eleições serão realizadas em 4 de outubro de 2020.

28% dos eleitores catarinenses ainda não realizaram o cadastramento biométrico – Edilson Rodrigues/Agência Senado/ND

Com o objetivo de tornar o processo eleitoral mais seguro, o TRE divulgou que dos 5.105.431 eleitores que Santa Catarina possuí, 3.680.599 já fizeram o cadastro biométrico. Faltam, portanto, 1.424.832 pessoas se cadastrarem, ou quase 28% do total.

Leia também:

O processo de cadastramento biométrico é obrigatório e foi iniciado em 2008. Desde então, 159 cidades de Santa Catarina já tiveram seu eleitorado biometrizado. No momento, outras 29 cidades estão passando pela revisão do eleitorado com coleta da biometria. Nos demais 107 municípios, a biometrização do eleitorado ocorre de maneira ordinária.

Transferência do título e justificativa do voto

Nas últimas eleições, em 2018, 639.278 eleitores catarinenses que não estavam em seu domicílio eleitoral no primeiro e no segundo turno justificaram seu voto.

Para votar na cidade em que reside de fato, o eleitor deve realizar a transferência do título para a Zona Eleitoral do seu atual município. Para efetivar esta transferência, o eleitor deve agendar seu atendimento no site do TRE-SC ou pelo Disque-eleitor no 0800 647 3888 e comparecer na data agendada ao cartório eleitoral ou posto de atendimento da sua cidade.

Ao comparecer no local, deve-se levar documento de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e, caso possua, título de eleitor. Os eleitores homens maiores de 18 anos devem apresentar também o comprovante de alistamento militar.

O fechamento do cadastro eleitoral em 2020 ocorrerá no dia 6 de maio, portanto, os eleitores têm ainda sete meses para cadastrar a sua biometria, atualizar seus dados e transferir o seu título de eleitor.

Política