Quinta-feira de calor antecede temporais em Santa Catarina

Atualizado

O calor presente nesta quinta-feira (21), com máximas passando de 30°C em algumas regiões, antecede a chegada de temporais em Santa Catarina. De acordo com a Epagri/Ciram, a chuva deve iniciar já na noite desta quinta-feira (21) e perdurar pelo fim de semana.

Temporais devem atingir todas as regiões do Estado neste fim de semana – Foto: Pixabay/Divulgação ND

A mudança brusca também inclui as temperaturas. Isso porque a chuva é trazida por uma frente fria que chega ao Estado nesta sexta-feira (22). Regiões da Serra, Planalto Sul e Meio-Oeste serão as mais atingidas pelo frio, com máximas entre 16°C e 17°C e mínimas de até 10°C.

Os temporais localizados, com chance de granizo e ventanias acima dos 60 km/h devem chegar com mais força no Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte.

Leia também:

Chuva ameniza estiagem no Oeste

Segundo a meteorologista Maria Laura Guimarães, as chuvas amenizam o problema da estiagem em Santa Catarina, sobretudo no Oeste e Planalto, que na primeira quinzena de maio tiveram números consideráveis de chuvas.

A situação do litoral e do Alto Vale do Itajaí, no entanto, é mais crítica. As chuvas esperadas nestas regiões não são de volumes tão significativos, e portanto, não devem resolver o problema da seca.

Riscos de ressaca

A Epagri/Ciram emitiu aviso meteorológico sobre ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul que está ligado à frente fria que chega ao Estado. Dessa forma, ventos fortes e uma persistente agitação marítima devem ocorrer também em Santa Catarina.

Mar deve ficar agitado no fim de semana em Santa Catarina – Foto: Arquivo/Flavio Tin/ND

Navegação não é recomendada

Entre a noite de sábado (23) e a tarde de segunda-feira (25), o vento de Sudoeste e Sul com rajadas de 60 a 80 km/h deixa o mar de agitado a grosso, com picos de onda de três a quatro metros, especialmente ao Sul de Florianópolis e afastado da costa.

Há risco de ressaca e as condições serão desfavoráveis à navegação, sobretudo de pequenas e médias embarcações.

Tempo