Quinta morte por gripe do tipo A é confirmada em Jaraguá do Sul

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul confirmou, nesta terça-feira (13), a quinta morte por gripe do tipo A. O vírus é uma mutação também conhecida como Influenza ou ainda H1N1. Este é o sétimo caso confirmado da doença na cidade.

Quinta morte por Gripe A é registrada em Jaraguá do Sul – Tomaz Silva/Agência Brasil/ND

A vítima, um homem de 51 anos, percebeu os sintomas em 23 de julho. No dia 28 foi internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Jaraguá. Ele morreu no dia 7 de agosto.

De acordo com a Gerência da Vigilância Epidemiológica, o homem tinha histórico de doença hepática. Não havia registro de que tivesse sido imunizado por vacina contra o Influenza neste ano.

Outros quatro óbitos causados pelo vírus influenza já foram confirmados em Jaraguá do Sul. A Secretaria de Saúde alerta para os cuidados de prevenção da doença, como cobrir a boca ao tossir e espirrar, lavar as mãos com frequência e beber bastante líquido.

Leia também:

Além disso, em caso de suspeita da doença, a recomendação é para procurar a unidade de saúde mais próxima. Os principais sintomas são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, garganta, cansaço e dores musculares.

O tratamento deve ser iniciado o quanto antes, já que a medicação é mais eficiente nas primeiras 48 horas. O medicamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.

Saúde