Recadastramento biométrico sem fila em Joinville

Luiz Veríssimo/divulgação/ND

Nesta quinta-feira (21|), por volta das 11h15, o posto de recadastramento eleitoral da rua Otto Boehm, Centro de Joinville, tinha mais atendentes do que eleito

Nesta quinta-feira (21|), por volta das 11h15, o posto de recadastramento eleitoral da rua Otto Boehm, Centro de Joinville, tinha mais atendentes do que eleitor. Talvez por ser período de férias, o movimento diminuiu bastante e a média de atendimentos diários caiu para1.200. Em dezembro, foram 2.800 atendimentos por dia.

Quem ainda não se recadastrou não precisa marcar horário pela internet. É só chegar, receber a senha e em poucos segundos o seu número estará no mostrador de atendimento. Foi o que ocorreu comigo. O processo está rápido e não demora mais do que dez minutos.

Segundo a coordenação do posto, Joinville já deve ter atingido 70% dos eleitores e a previsão é chegar a 80% até 22 de março, último prazo do recadastramento biométrico. Depois desta data, todos os títulos não recadastrados serão anulados.

Prédio irregular
O prédio em que fica o posto da Polícia Rodoviária Estadual em São Francisco do Sul está irregular. Fiscais de Obras e Posturas da Prefeitura de São Francisco, em vistoria de rotina, constataram que a construção não tem alvará de construção e muito menos o “habite-se”. Os fiscais entregaram uma notificação com prazo de dez dias para entregar a documentação ou iniciar o processo de regularização.

Polêmica em Barra Velha
Moradores de Barra Velha assistiram nesta quinta-feira a uma manifestação inédita na principal rua do centro. Cerca de 50 pessoas fizeram uma passeata exigindo a “remoção definitiva” do oficial de registro de imóveis da cidade. O “Movimento Fora Daniel” está com um extenso abaixo-assinado que solicita sua saída por “não estar agindo com a devida urbanidade, presteza e eficiência”. Em carta aberta à população, o movimento afirma que Barra Velha vem perdendo investimentos em razão da “morosidade” e “burocracia exagerada” do dono do cartório de registro de imóveis local, Daniel Boabaid.

Liminar
O Tribunal de Justiça já havia afastado Daniel Boabaid, mas em 15 de janeiro ele conseguiu uma liminar que o manteve no posto. Na carta aberta à população, o movimento afirma que, em poucos dias, o oficial interventor “mudou a forma de atendimento, melhorou os serviços e deixou de praticar a cobrança abusiva de emolumentos”.

Segurança na Olimpíada
O ex-comandante do 8º BPM de Joinville, coronel da reserva Adílson Moreira ntegra a coordenação da Guarda Nacional que vai ser responsável pela segurança da Olimpíadas Rio 2016. Serão mais de dez mil homens envolvidos. Em breve, Moreira deixa Brasília para atuar em tempo integral no Rio de Janeiro.  

Condenação
Depoimento de um pequeno empresário à coluna revela que no ano passado ele contratou uma funcionária que tinha experiência no setor, mas terminado o período de experiência ela foi desligada. Na reclamatória trabalhista, ela alegou que estava grávida, mas na audiência de conciliação disse que havia perdido o filho. A reclamante perdeu a ação em Joinville e também o recurso em Florianópolis, mas em Brasília, última instância, conseguiu ganhar. O empresário foi obrigado a pagar R$ 8 mil de indenização.

Haitianos
A crise no mercado de trabalho e a alta do dólar estão atingindo todos os haitianos no país. Em Joinville, eles disputam as poucas vagas nas indústrias com pessoas mais experientes e, na maioria das vezes, não são escolhidos. Alguns acham que é racismo, e não é.

Mural

– A crise está chegando ao setor de serviços. Só neste mês, mais de 50 funcionários de uma grande empresa de T.I. já requisitaram o seguro-desemprego.

– São profissionais com muitos anos de casa e uma boa faixa salarial.

– Outro fator preocupante no setor de serviços é o fechamento de uma empresa de telemarketing no bairro Iririú, que já empregou mais de duas mil pessoas.

– No Sine de Joinville, a média por procura de emprego aumentou de 50 (ano passado) para 90 por dia. Nesta quinta-feira, apenas 25 vagas estavam sendo oferecidas.

– Neste sábado, a família Klein promove o seu torneio anual de dominó em Barra Velha.

– Nos dois últimos anos, o prefeito Claudemir Matias (PSB) ficou em segundo lugar. Sábado é um dos favoritos.

Loading...