Receita libera consulta a terceiro lote de restituição do Imposto de Renda

O terceiro lote de restituição de Imposto de Renda está disponível para consulta nesta quinta-feira (8). Os contribuintes podem consultar se estão na lista a partir das 9h. A restituição abrange ainda restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018.

Receita libera terceiro lote de restituição do Imposto de Renda  – Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND

Esse lote deve atingir cerca de 3 milhões de contribuintes, quantia a ser liberada em 15 de agosto. O valor total é de R$ 3,8 bilhões, sendo R$ 298,493 milhões dirigidos aos contribuintes com prioridade. São 7.532 idosos acima de 80 anos, 44.062 entre 60 e 79 anos, 6.888 com alguma deficiência física ou mental ou doença grave, além de 24.513 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A consulta pode ser feita no site da Receita, ou pelo Receitafone no número 146. Os dados também são disponibilizados em aplicativos para tablets e smartphones. O valor da restituição vai ficar disponível nos bancos durante um ano. Se não houver resgate, o contribuinte terá que fazer requerimento por meio da internet, usando o Formulário Eletrônico – – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Leia também:

Mais conteúdo sobre

Economia