Recém-nascida é deixada na Maternidade Darcy Vargas, em Joinville

Atualizado

Uma recém-nascida, de aproximadamente 6h de vida, foi deixada na noite desta segunda-feira (20), na Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, no Norte do Estado. Ainda não há informações sobre o paradeiro da mãe da bebê.

Recém-nascida foi deixada na noite desta segunda-feira (20) – Foto: Secretaria de Saúde do Estado

Segundo a Polícia Militar, o caso foi registrado por volta das 21h. Uma mulher, que não foi identificada, teria chegado ao local em um carro e entregue a criança às enfermeiras da unidade. Em seguida, alegando não querer ter nenhum tipo de envolvimento, ela foi embora, sem que a maternidade conseguisse apurar outras informações.

A Polícia Civil, agora, trabalha para tentar identificar quem deixou a bebê no local, afim de chegar à identidade da mãe. De acordo com a delegada Débora Mariani Jardim, a DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso), equipes já estão nas ruas para apurar os fatos e vão analisar as imagens das câmeras de segurança da região, assim como as da própria maternidade.

“Ainda não é possível afirmar como a criança foi deixada lá. No momento, estamos trabalhando com todas as hipóteses”, afirma. A delegada ainda informou que a criança passa bem.

Segundo a Secretaria do Saúde do Estado, a bebê esta sob a responsabilidade do Conselho Tutelar.

Conselho tutelar é comunicado

De acordo com o conselheiro tutelar do conselho 1, Cristóvão Petry, o órgão foi comunicado a respeito da bebê deixada na unidade. Porém, segundo ele, como a recém-nascida já está no hospital, a própria assistência social da maternidade deverá fazer os trâmites em relação ao destino da criança.

“Eles que devem fazer o comunicado ao Ministério Público, que encaminhará o caso para a Vara da Infância, que passará, então, o caso à Justiça para determinação da adoção ou acolhimento”, explica.

Leia também:

Polícia