Reconstrução da drenagem na SC-401 é adiada em Florianópolis

Atualizado

As obras de reconstrução do sistema de drenagem e escoamento de água no km 15 da SC-401 Norte, próximo ao Senai, em Florianópolis, foram adiadas.

Os trabalhos estavam previstos para começar na próxima segunda-feira (14), mas não têm nova data definida para iniciar.

Novo cronograma de interdição de faixas na SC-401 ainda não foi divulgado – Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

De acordo com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), houve uma alteração na forma executiva de forma a gerar menos transtornos aos usuários da via durante o período de execução dos trabalhos. Tal adiamento, ainda segundo a Secretaria, visa somente dar tempo à empresa para a mobilização dos novos meios necessários.

Recuperação da galeria

Para recuperar a galeria celular da rodovia SC-401, que liga o Centro ao Norte da Ilha de Santa Catarina, estão previstos serviços de terraplenagem, pavimentação, sinalização e obras complementares.

Conforme divulgado anteriormente pelo governo do Estado, a reconstrução da galeria será realizada em um trecho de 200 metros. A ideia inicial era fechar a pista da direita e desviar o trânsito para a faixa da esquerda que ficaria em pista simples por 10 dias. Posteriormente, seria feito o fechamento do lado esquerdo, desviando o tráfego para o lado contrário.

Esse sistema de drenagem se rompeu durante o período de fortes chuvas em janeiro do ano passado, quando foi realizado um trabalho paliativo no local. Agora, o objetivo é uma solução permanente, para evitar o risco de uma nova interrupção na via por conta desse problema, no próximo verão.

A galeria é formada por blocos de concretos e tem como função a canalização de rios e a drenagem, e o escoamento das águas. O investimento é de R$ 1.013.871,61 e o prazo previsto em contrato para conclusão é de 180 dias.

Leia também:

Infraestrutura