Referência em doenças pulmonares, Hospital Nereu Ramos atende 22 mil pacientes por ano

Criado em 1943, O Hospital Nereu Ramos atende 22 mil pacientes por ano – Reprodução

Referência no tratamento de doenças pulmonares e infectocontagiosas, o Hospital Nereu Ramos atende 22 mil pacientes por ano. A unidade hospitalar está localizada no bairro Agronômica, próxima ao Hospital Infantil Joana de Gusmão.

Leia também

Criado em 1943, o funcionamento do hospital veio para atender a demanda de casos graves relacionados a doenças infectocontagiosas no Estado. Na inauguração, o ambulatório contava com 100 leitos, sendo 60 dedicadas a pacientes com tuberculose. As alas de atendimento eram voltadas para crianças e adultos.

Atualmente mais de 400 funcionários compõe a equipe do Nereu Ramos, que atende as especialidades de infectologia, pneumologia, alergologia, fibrose cística, dermatologia, gastroenterologia e psiquiatria.

A estrutura do hospital conta com ambulatório, unidades de internação, centro cirúrgico, UTI, serviço de exame e suporte nutricional. Em 2018, o Hospital Nereu Ramos realizou mais de 22 mil atendimentos ambulatoriais e 2 mil internações.

Comissões ajudam no controle de infecções no hospital

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda aos profissionais de saúde uma série de práticas que ajudam a diminuir o número de infecções hospitalares. A entidade recomenda uma série de práticas que garantem a segurança.

Além da conscientização dos profissionais, a OMS recomenda a criação de comissões de controle para fiscalizar a adoção de medidas por meio dos funcionários.

O Hospital Nereu Ramos conta com comissões de controle de infecções hospitalares. Formadas por médicos, técnicos e enfermeiros, o serviço tem como objetivo diminuir o número de pacientes infectados dentro da unidade hospitalar.

Nos protocolos adotados pela equipe estão a identificação correta dos pacientes, a higienização das mãos e uma maior comunicação entre os profissionais de saúde.

Mais conteúdo sobre

Saúde