Relatório de balneabilidade da Fatma indica 56 pontos próprios em Florianópolis

A Fatma (Fundação do Meio Ambiente) divulgou nesta sexta-feira (8) o primeiro relatório de balneabilidade da temporada 2017/2018 dos 215 pontos de coletas de balneários nos 570 quilômetros do litoral de Santa Catarina. Dos 75 pontos em Florianópolis, 56 estão próprios e 19 aparecem como impróprios. Destaque positivo para a Praia de Ingleses, que teve os sete pontos analisados como próprios. Em compensação, a Praia de Canasvieiras teve três pontos impróprios, a Praia da Ponta das Canas dois e a Lagoa da Conceição dois.

No Estado são 46 impróprios e 169 pontos próprios, o que equivale a 78,6% dos locais apropriados para banho. Em relação ao último relatório, houve alterações em cinco pontos da Capital: um na Praia do Meio, um na Praia da Caiacangaçu, um na Lagoa da Conceição e dois em Canasvieiras.

As coletas foram realizados de 4 a 8 de dezembro em 114 praias de 27 municípios do Estado. O relatório completo pode ser acessado no site da Fatma ou pode ser conferido no aplicativo Praias SC, disponível para android. Na Capital, 74,7% (56) dos locais podem ser aproveitados pelos banhistas.

>> Saiba como perceber os sinais de poluição e como é feita a balneabilidade

“A partir de agora, as coletas, análises e divulgação da qualidade das praias de Santa Catarina passam a ser semanais. Este é um programa de saúde pública realizado pela Fatma há 40 anos, feito conforme as normas do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), por técnicos efetivos capacitados e com mais de três décadas de experiência”, explica o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.

Durante a temporada de verão, os relatórios são divulgadas semanalmente e levam em consideração as últimas cinco análises. Para obter o resultado são necessárias pelo menos cinco coletas de um mesmo ponto. O material é analisado em laboratório e a densidade de coliformes é o que identifica se o local é próprio ou impróprio. O ponto só pode ser considerado próprio se mais de 80% das amostras estiveram adequadas, livres de contaminação.

Estado