Renovação de CNH agora pode ser realizada através da internet

Atualizado

A renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pode ser realizada através do Portal Digital do Detran/SC (Departamento Estatual de Trânsito do Estado de Santa Catarina) a partir desta quinta-feira (3).

Renovação pode ser realizada através do Portal Digital do Detran/SC  – Reprodução/Detran/SC

A nova ferramenta irá beneficiar cerca de 600 mil pessoas por ano que não precisam mais se deslocar até as Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito) do Estado para dar início ao processo.

O condutor precisa ir ao órgão apenas para fazer a coleta biométrica, os exames exigidos por lei e buscar o documento pronto.

O município de Florianópolis foram realizados 41 mil renovações de janeiro a setembro de 2019, uma média de 4,5 mil por mês. Para acessar os serviços no portal, é necessário fazer um cadastro e confirmar o pedido.

Leia também: 

O sistema registrará automaticamente a solicitação, informará o valor e emitirá a guia de pagamento. Depois de fazer os exames que serão agendados pelo sistema, o Portal avisa que a CNH está pronta e já pode ser retirada pelo condutor no órgão de trânsito.

“A novidade faz parte do projeto de inovação e modernização do Detran. A renovação da CNH é uma conquista que representa menos filas, menos deslocamentos desnecessários e mais tempo livre aos nossos usuários”, ressaltou a diretora do Detran/SC, Sandra Mara Pereira.

Através do Portal Digital, foram abertos 10,6 mil processos de segunda via da CNH, de CNH definitiva e Permissão Internacional para Dirigir, neste ano.

Além disso, 674 mil e-mails foram enviados (habilitação e penalidades a vencer; notificações de autuação; e débitos dos veículos) e 5.000 mil certidões foram emitidas no processo 100% digital (certidão de registro de CNH, de propriedade de veículo, de baixa e para seguro).

Quem se cadastra no Portal recebe o aviso do vencimento da CNH com antecedência via e-mail e evita ser multado.

Renovação

Para os condutores com menos de 65 anos, a validade da CNH é de cinco anos. A partir desse limite, o prazo é reduzido para três anos. Há casos excepcionais em que o médico determina períodos mais curtos para o vencimento.

Vencido o prazo de validade do exame médico, o condutor tem 30 dias para providenciar sua renovação. Se for pego ao volante após esse prazo, é autuado por infração gravíssima, 7 pontos na carteira e multa de R$ 293,47.

Mais conteúdo sobre

Trânsito