Residências na Lagoa da Conceição são fiscalizadas por conta de esgoto irregular

A prefeitura de Florianópolis, em conjunto com a Casan, fiscalizou imóveis e realizou testes na rede de drenagem pluvial na Lagoa da Conceição, no Leste da Ilha de Santa Catarina, nesta quarta-feira (27). Como resultado, uma residência foi multada por crime ambiental.

Redes de esgoto próximo da orla foram conferidas – Foto: PMF/Divulgação/ND

A operação contou com três dias de operação que inspecionou casas em ruas próximas à orla da Lagoa. Um imóvel, localizado na Servidão das Palmeiras Nativas, próximo à Ponta do Pitoco, foi multado por conta de um tanque e cozinha que estavam conectados à rede pluvial. Além disso, a casa terá as ligações irregulares lacradas.

Um vazamento de esgoto foi identificado, na última terça-feira (26), na Servidão Professor Bonifácio Francisco Vieira. Após fiscalização de três residências do local, não foi possível determinar qual delas era a responsável pelo vazamento.

Os testes com máquina de fumaça serão realizados para identificar a origem da irregularidade e tomar as providências cabíveis.

A força-tarefa do Grupo Sanear Floripa é formada por fiscais e técnicos da Vigilância em Saúde, Floram, Casan, Secretaria de Infraestrutura e Echoa Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari. O Grupo também visitou a Estação Elevatória de Esgoto do Canto da Lagoa.

Leia também: 

Deslocadas para a Lagoa da Conceição na última segunda-feira (25), as equipes do Floripa Se Liga Na Rede inspecionaram mais de uma dezena de imóveis. As casas são localizadas na Rua Senador Ivo D’Aquino, próximo à ponte que liga o Centrinho da Lagoa à Avenida das Rendeiras, e na Rua Recanto das Garças.

Blitz Sanear

A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan. Além disso, também é realizada por meio do Grupo Sanear Floripa. Como resultado, o objetivo é fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

A Blitz Sanear realiza mais de 70 ações semanais desde outubro de 2018. Entre elas, residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis.

Meio Ambiente