Rio do Braço em Nova Trento será monitorado

Nova Trento – Como parte de um sistema de apoio e alerta para a ocorrência de enchentes, o rio do Braço, em Nova Trento, recebeu réguas de medição, que permitirão o acompanhamento do nível das águas e a montagem de estatísticas por parte da Comissão Municipal de Defesa Civil. Os equipamentos foram estrategicamente colocados junto às pontes existentes nos bairros Salto e Ponta Final Sul. Nas próximas semanas, as réguas também serão colocadas em trechos do rio nos bairros Besenello, Centro e Agutí.

“Ainda não tínhamos instalado essas réguas, porque precisávamos aguardar que o nível do Rio do Braço se mantivesse estável por um período”, explicou o coordenador municipal de defesa civil, Eduardo Fabris da Silva. As poucas chuvas, nas últimas semanas, permitiram que o trabalho fosse realizado. As réguas, conforme o dirigente, estão sendo colocadas nos bairros e locais com maior incidência de alagamento e prejuízos aos moradores nos últimos anos.

Com a medição será possível estabelecer um sistema de cotas, assim como acontece em Blumenau e Itajaí, que permitirá alertas e informações aos moradores e o entendimento sobre qual região é alagada a partir de cada cota ou nível do rio do Braço. Um histórico mais apurado, no futuro, também deve gerar dados que permitam o cruzamento de informações climáticas com os níveis das águas, permitindo saber inclusive quanto de chuva é necessário para que o rio atinja determinada cota e cause prejuízos.

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Notícias