São Joaquim, na Serra, tem o primeiro registro de neve do ano em Santa Catarina

Pequenos flocos de neve foram registrados na cidade de São Joaquim, na Serra, entre a tarde a noite desta quarta-feira (27). Apesar de ser apenas em alguns pontos e de baixa intensidade, o fenômeno chamou a atenção de moradores da região por alguns minutos.

São Joaquim Online/Divulgação

A neve aconteceu de maneira fraca e isolada em São Joaquim, na Serra

Esse foi o primeiro registro de neve do ano em Santa Catarina. Mas, contrariando a expectativa de turistas, não está previsto acontecer novamente pelos próximos dias. O engenheiro agrônomo do Climaterra, Ronaldo Coutinho, conta que foi a segunda vez que nevou em Santa Catarina no mês de abril, apesar de ser raro para a época do ano. A primeira vez aconteceu em 1999, nos dias 16 e 17 de abril.

“Agora o tempo começa a se abrir em todo o Estado e a quinta-feira (28) vai ser de sol, apesar do frio”, comenta. De acordo com ele, a menor temperatura registrada no Estado foi marcada no Morro da Igreja, que fica entre os municípios de Urubici e Bom Jardim da Serra, com -3,6°C. Em Florianópolis, a madrugada foi de 8°C no bairro Itacorubi e a temperatura máxima do dia não deve passar dos 20°C.

Para a sexta-feira (29), a previsão continua indicando tempo aberto, mas o frio deve se intensificar. Isso porque haverá um reforço no ar frio sobre a região, com a entrada novamente do vento sul. Amanhã, Florianópolis deverá ter entre 6°C e 8°C de mínima e de 18°C a 20°C de máxima. 

Tempo